Press "Enter" to skip to content

Número de assinantes da Netflix já ultrapassa TV por assinatura no Brasil

Um erro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulgou o número de assinantes da Netflix no Brasil, por engano. De acordo com um documento que circula em processo judicial (e deveria estar privado), atualmente o serviço tem 19 milhões de clientes no país.

O vazamento ocorreu por meio de uma manifestação da Neo TV, associação que representa pequenas operadoras de TV paga do Brasil, ao criticar a fusão entre WarnerMedia e Discovery. Segundo a manifestação, argumento de que a Netflix seria concorrente da TV não condiz com o cenário.

“É verdade que as plataformas de streaming conquistaram muitos clientes nos últimos anos, mas também é nítido que parcela relevante dos consumidores considera os serviços OTT (Over-the-top) como complementares à TV por assinatura – a Netflix, por exemplo, já foi capaz de conquistar 19 milhões de assinantes no Brasil sozinha”, diz o documento.

Os números são relativos a janeiro de 2021 e, até então, era confidencial. Considerando o tempo desde a apuração, acredita-se que o serviço de streaming já tenha ultrapassado a marca de 20 milhões de clientes.

Diante do vazamento, Cade e Netflix afirmaram que não iriam comentar o caso.

Assinantes da Netflix

No fim de 2020, a Netflix informou ter mais de 200 milhões de assinantes no mundo todo. Com o vazamento dos dados do Brasil, então, é possível estimar que o país represente cerca de 10% do volume total de clientes.

O número já é maior do que o de assinantes de TV por assinatura no país. De acordo com dados da Anatel, o Brasil terminou julho de 2021 com 16,4 milhões de acessos de TV por assinatura em todo o território nacional. Em média, isso indica 7,7 acessos a cada 100 habitantes.

Em Goiânia, maior base instalada de TV por assinatura no Estado, a média é superior ao do país. Com 7,85 acessos a cada 100 habitantes, o número total de assinantes chegou a 120.655, no mês de julho.

A maior fatia do mercado é de clientes da Claro (63,47%). Completam a lista Sky (14,69%), Oi (12,52%), Vivo (8,94%), Blu TV (0,21%) e NossaTV (0,17%).