Press "Enter" to skip to content

Número de brasileiros detidos no exterior triplica nos últimos 11 anos

Última atualização 04/06/2023 | 12:50

A quantidade de brasileiros presos no exterior triplicou nos últimos 11 anos, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. De acordo com o Itamaraty, o total de cidadãos do Brasil em penitenciárias de outros países em 2022 era 7,8 mil. O número é 212% maior em comparação com os dados de 2011, quando 2,5 mil pessoas foram detidas em outras nações.

Ainda há 37,3 mil brasileiros que não entraram no índice e que foram detidos ao tentar cruzar a fronteira dos Estados Unidos de forma irregular. Os dados foram divulgados pelo governo dos EUA.

Dados enviados pelo Ministério das Relações Exteriores ao Metrópoles, via Lei de Acesso à Informação (LAI), mostram que a América do Norte registra o maior número de prisões de brasileiros, com 4 mil detidos. Já no México são 3.709 brasileiros detidos por infração às regras de ingresso ao país, enquanto a Europa registra cerca de 2 mil indivíduos. 

Prisões

Segundo o levantamento, o narcotráfico ou posse de drogas é a principal razão das prisões de brasileiros no exterior. Os outros casos estão ligados a infrações contra regras migratórias. Contudo, o Itamaraty não informou o motivo de outras 700 prisões nem especificou se há eventuais prisões políticas em ditaduras internacionais. 

Desse total de brasileiros condenados, 39 cumprem prisão perpétua. Já outros 23 deles têm direito a condicional ou liberdade antecipada. Outros 16 não poderão voltar a viver em liberdade.