Press "Enter" to skip to content

Número de mortos por causa da explosão em Beirute sobe para 78

Última atualização 04/08/2020 | 21:40

Sobe para 78 o número de mortes causadas por explosão na área portuária de Beirute, na capital do Líbano, segundo Ministério da Saúde do país. As autoridades contabilizam no momento cerca de quatro mil feridos.

A Embaixada do Estados Unidos da América (EUA) em Beirute alertou os moradores da capital sobre relatos de gases tóxicos liberados pela explosão, pedindo que fiquem em ambientes fechados, se puder não sair de casa e a utilização de máscaras. 

Após reunião de emergência do Conselho Supremo de Defesa, Beirute foi declarada com área de desastre. 2752 toneladas de nitrato de amônia foram mantidas num armazém por anos sem medidas de segurança, segundo o presidente do país Michel Aoun. As substâncias estavam armazenados no local onde as explosões aconteceram, no Porto de Beirute. 

Na reunião do Comitê de Alta Defesa, foi informado que uma equipe de investigação foi formada para encontrar o responsável pela explosão em cinco dias. As famílias das vítimas vão receber indenização. O tráfego de importação será feito no Porto de Trípoli, no norte libanês. 

O presidente estadunidense, Donald Trump, ofereceu assistência a população do Líbano. Apesar das autoridades libanesas não considerarem a explosão um ataque, Trump se referiu ao caso como um terrível ataque.