Roubos caem pela metade em Aparecida de Goiânia

O número de roubos na cidade de Aparecida de Goiânia apresentou expressivas quedas, segundo dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás. De janeiro a setembro, houve queda de 50% dos roubos em comércios.

O roubo de veículos caiu 44,92%, os roubos em residências caíram 38,1% e os roubos a transeuntes (pedestres) caíram 36,47%. Os números estão em queda desde 2019. Em comparação com 2018, os resultados do ano passado mostraram queda significativa na taxa de roubo de veículos: 59,45% de ocorrências a menos.

O governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância do trabalho das forças policias em Aparecida e em todo o estado de Goiás: “Não tem mais crime hoje em Goiás que não tenha ação direta com resultado e o esclarecimento de como ou quem provocou”, disse.

O titular da pasta da SSP, Rodney Miranda, destacou que “vamos, nestes próximos dois anos, reduzir ainda mais, mostrar que Goiás não é lugar de gente que comete crime. Aqui é uma terra de pessoas de bem, honestas e trabalhadoras, que merecem tranquilidade para desenvolver suas atividades”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Serie A 2025: Mirassol, Sport e Ceará conquistam acesso

A Serie A do Campeonato Brasileiro de 2025 receberá o Mirassol pela primeira vez e o retorno do Sport Club Recife e do Ceara, após uma noite repleta de emoção na Serie B. As três últimas vagas na elite do futebol nacional foram definidas no domingo, 24, com o Santos, já garantido na segunda divisão, selando o título de campeão com 68 pontos.
 
O Santos, liderando a tabela, confirmou seu título de campeão da Serie B com uma campanha impressionante. O Mirassol, com 67 pontos, e o Sport, com 66 pontos, garantiram as segundas e terceiras colocações, respectivamente. O Ceara, com 64 pontos, completou o quarteto de times que subiram para a Serie A de 2025.
 
O Sport Club Recife foi o grande destaque da noite, retornando à primeira divisão do futebol nacional após três anos na Serie B. Jogando na Ilha do Retiro, o Leão venceu o já classificado Santos por 2 a 1, com gols do atacante Lucas Lima, um deles de penâlti. Wendel Silva marcou o gol do Santos. O meio-campista Barletta do Sport desperdiçou uma penalidade aos 39 minutos da segunda etapa, defendida pelo goleiro Brazão, o que poderia ter aumentado o placar.
 
O Mirassol abriu o placar contra a Chapecoense, time da 15ª colocação, com Yuri Castilho marcando aos 15 minutos da primeira etapa. O time do interior paulista administrou o resultado até o apito final e comemorou o acesso inédito na história do clube.
 
Paralelamente, os times visitantes Novorizontino e Ceará, que precisavam vencer fora de casa, estavam empatados sem gols na primeira etapa. No entanto, Paulo Baya marcou aos 37 minutos do segundo tempo para o Goiás, selando a vitória por 1 a 0 e impedindo o acesso do Novorizontino à Serie A de 2025. Este resultado favoreceu o Ceara, que não saiu do 0 a 0 com o Guarani, último colocado na tabela, e garantiu sua vaga na elite do futebol para o ano que vem.

Rebaixados

Além do Guarani, com apenas 33 pontos, outros três times foram rebaixados para a Serie C de 2025: Brusque (19º), com 36 pontos; Ituano (18º) com 37 pontos; e Ponte Preta (17º), com 38 pontos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp