Números da pesquisa Ipespe divulgada neste sábado, 1°, trazem Lula com 49% e Bolsonaro, 35%

Pesquisa Ipespe

Faltando menos de 24 horas para o início da votação, pesquisa Ipespe/Abrapel indica liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% dos votos válidos no primeiro turno das eleições, que acontece neste domingo, 2. O levantamento foi divulgado neste sábado, 1°, e traz ainda o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%.

Já bem distante dos líderes, que polarizam o processo eleitoral para a presidência da República desde o início das pesquisas, surgem o pedetista Ciro Gomes, com 8%, e Simone Tebet, do MDB, com 7%. Na sequência estão a senadora Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%, mesmo percentual de Padre Kelmon (PTB).

Ainda de acordo com a pesquisa Ipespe deste sábado, os candidatos do partido Novo, Felipe D’Avila e Leonardo Péricles (UP) figuram pouco acima de 0%. Já Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não aparecem no levantamento de intenção de votos válidos.

Durante o levantamento foram entrevistadas 1,1 mil pessoas via telefone, todas no dia 30 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o levantamento tem 95,45% de confiança. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05007/2022.

Votos Válidos

O cenário de votos válidos é aquele no qual são descartados os brancos e nulos. Com 49% e considerando a margem de erro de 3%, Lula tem possibilidade de chegar aos 52% e, assim, garantir a vitória na disputa pelo Palácio do Planalto ainda no primeiro turno.

Foto: Ricardo Stuckert

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp