Última atualização 01/10/2022 | 15:45
Faltando menos de 24 horas para o início da votação, pesquisa Ipespe/Abrapel indica liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% dos votos válidos no primeiro turno das eleições, que acontece neste domingo, 2. O levantamento foi divulgado neste sábado, 1°, e traz ainda o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%.
Já bem distante dos líderes, que polarizam o processo eleitoral para a presidência da República desde o início das pesquisas, surgem o pedetista Ciro Gomes, com 8%, e Simone Tebet, do MDB, com 7%. Na sequência estão a senadora Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%, mesmo percentual de Padre Kelmon (PTB).
Ainda de acordo com a pesquisa Ipespe deste sábado, os candidatos do partido Novo, Felipe D’Avila e Leonardo Péricles (UP) figuram pouco acima de 0%. Já Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não aparecem no levantamento de intenção de votos válidos.
Durante o levantamento foram entrevistadas 1,1 mil pessoas via telefone, todas no dia 30 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o levantamento tem 95,45% de confiança. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05007/2022.
Votos Válidos
O cenário de votos válidos é aquele no qual são descartados os brancos e nulos. Com 49% e considerando a margem de erro de 3%, Lula tem possibilidade de chegar aos 52% e, assim, garantir a vitória na disputa pelo Palácio do Planalto ainda no primeiro turno.