Press "Enter" to skip to content

Nutricionista dá dicas de como escolher chocolate saudável para a Páscoa

Última atualização 26/03/2024 | 17:52

Em busca por um chocolate para saborear nesta Páscoa sem comprometer a saúde? Algumas dicas podem ajudar quem quer se deliciar sem comprometer a dieta, e muito menos a saúde. A nutricionista Thais Klein Pegoraro compartilha alguns segredos fundamentais para orientar os consumidores na escolha da melhor opção.

“Quanto maior a concentração de cacau no chocolate, melhor para a saúde. O detalhe está na menor incidência de açúcar e de gordura saturada. O produto que apresenta a partir de 60% de cacau já é considerado muito bom e, quanto maior a porcentagem, menor será o impacto do consumo no organismo”, explica a nutricionista 

Rótulo

A nutricionista destaca como primeira orientação a atenção às informações nutricionais na parte menos visível da embalagem: o verso. “Nesse espaço, encontram-se detalhes cruciais que podem auxiliar a escolha do seu próximo chocolate.

Dados nutricionais, calorias, carboidratos, proteínas, gorduras e outras informações são essenciais, sobretudo para quem segue dietas rigorosas. Referências sobre alergênicos, intolerâncias, presença de glúten e leite são extremamente importantes”, alerta.

Ingredientes

Muitos desconhecem, mas a ordem dos ingredientes na lista pode realmente fazer diferença no produto, pois reflete uma hierarquia de qualidade crescente. “O ideal é que o cacau seja um dos primeiros listados, pois isso diz muito sobre o chocolate.

Por exemplo, se o açúcar for o primeiro dos itens, significa que o chocolate será bastante doce. Por essa lista, também é possível descobrir se o produto derreterá lentamente e grudará no céu da boca, caso contenha gordura hidrogenada”, pontua.

Benefícios 

A especialista explica ainda que o consumo de chocolate pode auxiliar na prevenção de problemas cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e derrame cerebral, devido à sua riqueza em antioxidantes. Além disso, suas propriedades vasodilatadoras promovem uma melhor circulação sanguínea e podem ajudar a reduzir a pressão arterial. 

Consumido com moderação, o chocolate pode contribuir para retardar o processo de perda cognitiva e estimular a memória. Especialmente o chocolate puro ou meio amargo é conhecido por estimular a produção de endorfinas e elevar os níveis de serotonina no corpo, proporcionando efeitos antidepressivos naturais.