Um pescador registrou um cardume de mandis comendo uma nuvem de insetos às margens do Rio Araguaia. No vídeo gravado no último domingo, 17, o homem comemora o momento inusitado, no distrito de Bandeirantes, em Nova Crixás.
Segundo a Associação dos Barqueiros de Aruanã, a melhor época para a pescaria é entre abril e junho, quando o rio baixa e formam-se cardumes.
“Olha a quantidade de peixe. Cardume de mandi comendo mariposa. Olha aí! Pode pegar com a mão. Que beleza, gente. Que maravilha!”, diz Paulo Cesar de Oliveira.
Embora tenha afirmado serem mariposas, os insetos são aleluias, de acordo com o biólogo Edson Abrão. Ele afirmou ao G1 Goiás que se trata de cupins com asas atraídos pela luz. “Como ele estava usando a iluminação para pescar, os insetos foram atraídos e os peixes comeram”, explicou.
O mandi ou mandi-moela tem coloração amarelada e mede cerca de 30 centímetros. É considerado muito saboroso e recebe esse nome porque tem uma moela parecida com a de um frango.
O mandi e suas características
O peixe Mandi é uma espécie que pertence à família dos bagres. E devido as suas características alimentares e comportamentais, o peixe tem a incrível capacidade de se adaptar em diferentes regiões com condições climáticas diversas.
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)