Press "Enter" to skip to content

Nuvem de poeira encobre Itaberaí e assusta habitantes da região

Última atualização 14/11/2023 | 09:22

Na tarde desta segunda-feira, 13, uma nuvem de poeira tomou Itaberaí, município localizado na região noroeste de Goiás. O momento foi registrado por um morador e o vídeo circula nas mídias sociais.

A ventania que gerou a nuvem de poeira durou por cerca de 15 minutos e assustou os moradores que relatam nunca ter visto o fenômeno na região. No vídeo, é possível ver que a intensidade dos ventos levantou poeira o suficiente para prejudicar a visibilidade na via.

Especialistas apontam que tal fenômeno é resultado do longo período de estiagem com a ventania. André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), já explicou ao Diário do Estado (DE) este fenômeno. 

“As tempestades de poeira são resultado de ventos fortes em regiões cuja terra está exposta e seca, devido à falta de chuvas e o preparo da terra para o plantio”, afirma.

O gerente explicou, ainda, que nuvens de poeira sempre vão acontecer quando houver ventos fortes em regiões com solo exposto e falta de chuva. A possibilidade pode ser reduzida se, antes dos ventos, chover na região.