‘O Agente Secreto’ ganha prêmio Spirit do cinema independente
O filme “O Agente Secreto” triunfou neste domingo (15), em Los Angeles, levando para casa o prêmio Spirit do cinema independente na categoria de melhor filme estrangeiro, solidificando assim sua jornada rumo ao Oscar, que representa o ápice da temporada de premiações de Hollywood.
A trama acompanha um ex-acadêmico que se vê perseguido por pistoleiros após confrontar pressões governamentais, superando concorrentes de peso — como o espanhol “Sirât”, com o qual também disputará os prêmios da Academia marcados para o dia 15 de março.
“Tomara que o sucesso de um filme como ‘O Agente Secreto’ traga mais visibilidade ao cinema brasileiro”, afirmou o diretor Kleber Mendonça Filho, após receber o Spirit.
O longa recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo melhores filme e ator para o protagonista, Wagner Moura. Essas indicações surgem um ano após o Brasil conquistar seu primeiro Oscar com “Ainda Estou Aqui”, eleito melhor filme internacional.
Delroy Lindo cumprimenta Wagner Moura no palco após anunciar o prêmio de melhor filme internacional para “O Agente Secreto” durante a cerimônia do Spirit Awards.
“Acho que o cinema brasileiro está de volta depois daquele apagão”, declarou Mendonça Filho, em referência à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado à prisão no ano anterior por tentativa de golpe de Estado.
“Agora temos cinco ou seis filmes novos no Festival Internacional de Berlim”, acrescentou o cineasta, destacando o momento de ascensão da produção cinematográfica nacional.
Em uma entrevista à AFP, o diretor expressou sua satisfação com as indicações ao Oscar e ao Spirit, vendo-as como o ápice de um ciclo de sucesso.
“É maravilhoso ter o reconhecimento e o respeito de diferentes espectros da indústria”, comentou o cineasta antes de participar da 41ª cerimônia dos prêmios do cinema independente, que neste ano teve lugar no teatro Hollywood Palladium.
“Acho que este foi um ano muito sólido, e quando vejo ‘O Agente Secreto’ ao lado desses filmes, fico muito orgulhoso”, concluiu o diretor de 57 anos, celebrando o reconhecimento alcançado com sua obra de destaque.




