‘O agente secreto’ é indicado pelo Brasil para o Oscar 2026

o-agente-secreto-e-indicado-pelo-brasil-para-o-oscar-2026

Oscar 2026: ‘O agente secreto’ é escolhido como representante brasileiro na premiação

Academia Brasileira de Cinema divulgou, nesta segunda-feira (15), o filme que concorrerá à categoria de Melhor Filme Internacional.

Assista ao trailer de ‘O Agente Secreto’

“O agente secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi o escolhido pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional, vencida neste ano por “Ainda Estou Aqui”.

O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema na manhã desta segunda-feira (15). A cerimônia do Oscar 2026 acontece no dia 15 de março de 2026.

A escolha do filme pelo Brasil não garante a indicação para o Oscar. Ele ainda vai disputar com filmes de outros países em busca de uma vaga na lista final de cinco indicados.

Ambientado nos anos 1970, “O Agente Secreto” conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para o Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.

O diretor Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura conversam nos bastidores de ‘O Agente Secreto’

No Festival de Cannes 2025, Moura recebeu o prêmio de melhor ator e Kleber Mendonça Filho, o de melhor direção.

O filme também coleciona elogios de veículos internacionais importantes. O jornal inglês “The Guardian” deu nota máxima ao filme brasileiro, definindo-o como “visual e dramaticamente soberbo”, além de “ambicioso, complexo e elusivo”.

Os 15 filmes que receberem o maior número de votos, passam para a próxima rodada de votação. A primeira lista de finalistas é divulgada em dezembro.

Na primeira fase, todos os membros da academia são convidados a assistir aos filmes elegíveis da categoria. Quem aceita o convite deve assistir a um número mínimo de filmes inscritos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp