A reforma tributária tem como objetivo a mudança nas leis que determinam quais taxas, impostos e contribuições as empresas e pessoas devem pagar. Seria uma transformação na estrutura legislativa de impostos e outras contribuições vigentes no Brasil.
Segundo o advogado tributarista, Tobias Amaral, uma das propostas é diminuir os impostos sobre bens e serviços o que diminuiria o custo de produção e os preços para o consumidor final. “Nós temos hoje a tributação em dois pontos, referente ao consumo e a renda. Alguns países mais desenvolvidos tributam muito mais a renda do que o consumo, por isso produtos em preço mais baixo, a ideia da reforma é colocar no Brasil uma tributação única sobre qualquer produto.” explica.
Teoricamente a reforma também diminuiria a burocracia e dessa forma poderia estimular o crescimento da economia. Existem 63 tributos no Brasil, que tem carga tributária de 35% do PIB. Toda essa burocracia faz com que as empresas precisem pagar vários impostos, com vencimentos em datas diferentes, para órgãos diferentes. Uma das propostas é diminuir os impostos e facilitar. “Um dos maiores problema vejo no Brasil hoje é recolher o tributo, a simplificação já ajuda muito o país e isso vai impactar diretamente a vida do cidadão”, diz Tobias.
Para conferir a entrevista completa é só acessar:
https://www.facebook.com/DiariodoEstado/videos/2362780160619923/