“O Céu da Língua”: Gregório Duvivier lota sessões no Guairão no Festival de Curitiba, com espetáculo poético. Confira!

22o-ceu-da-lingua223A-gregorio-duvivier-lota-sessoes-no-guairao-no-festival-de-curitiba2C-com-espetaculo-poetico.-confira

Devoção pelas palavras: ‘O Céu da Língua’, de Gregório Duvivier, lota três sessões no Guairão. Espetáculo está no Festival de Curitiba e foi um dos primeiros a esgotar os ingressos. Alta procura demandou uma sessão extra, que também vendeu todas as entradas. O ator se apresenta nesta sexta (4).

Gregório Duvivier é um frequentador assíduo do Festival de Curitiba. Todos os seus trabalhos fizeram parte da programação do evento. O monólogo “Sísifo”, inclusive, teve estreia nacional na edição do festival de 2019. “O Festival de Curitiba é o mais importante do Brasil, da América Latina, talvez até do mundo. Neste período, a cidade vira o epicentro teatral do planeta”, comenta o ator, que está trazendo para esta edição a comédia poética “O Céu da Língua”.

A peça, que aborda a presença quase invisível da poesia no cotidiano, terá duas apresentações na noite desta sexta-feira (4), sendo uma delas sessão extra. O espetáculo, realizado no Guirão, foi uma das primeiras atrações que vendeu todos os ingressos. Em entrevista ao DE, Gregório falou sobre o espetáculo, sua obsessão pela língua portuguesa, poesia e humor. Ele ainda deu dicas de livros. Confira abaixo.

“O Céu da Língua” surgiu da paixão de Gregório pela língua portuguesa e pelas palavras. Essa peça vem do prazer de brincar com as palavras e com os seus sentidos. A construção da dramaturgia foi feita por ele junto com a Luciana Paes, diretora do espetáculo. Me lembro de ficar abismado com alguns sons e ficar repetindo eles o dia todo. Minha obsessão pela língua portuguesa veio junto com a vida. Acho que a gente existe graças à língua.

No palco, o espetáculo “O Céu da Língua” conta com as três formas da palavra: a palavra som, palavra imagem e palavra sentido. Pedro Aune, músico responsável pela direção musical e execução da trilha do espetáculo, entra em cena para agregar a música à apresentação. O título da peça, “O Céu da Língua”, faz referência à importância da língua portuguesa e de todas as suas nuances. A peça é uma homenagem à nossa poesia e a todos que habitam esse céu, esse olimpo da língua portuguesa.

A língua portuguesa é rica em metáforas e influências de outras culturas. Gregório ressalta a variedade de passados verbais na língua portuguesa e todo o seu amor pelos detalhes e peculiaridades do idioma. Algumas dicas de livros que conversem com a proposta do espetáculo são “Na Ponta da Língua” de Caetano Galindo e “O Ódio pela Poesia” de Bem Lerner. A expectativa para o Festival de Curitiba é sempre alta, pois o evento é um dos mais importantes do mundo e reúne diversas formas de arte.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp