Press "Enter" to skip to content

‘O cuidado é permanente ‘, afirma ginecologista sobre saúde da mulher

“O cuidado é permanente e envolve visita regular ao médico para realização de exames e orientação quanto as vacinas e uso constante do preservativo”

Para o Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde é de grande importância que as mulheres se mostrem vigilantes sobre a própria saúde, identificando precocemente hábitos nocivos, sintomas físicos e psíquicos e aderindo a hábitos saudáveis. Dessa forma, durante entrevista ao jornal Diário do Estado, a médica ginecologista Rosane Figueiredo explicou sobre os cuidados que as mulheres devem ter em relação infecções de transmissão sexual e HPV.

O Sistema Único de Saúde oferta exames para rastreio do câncer de colo de útero e câncer de mama para as mulheres de acordo com diretrizes específicas. O início da coleta do exame Papanicolau, para rastreio do câncer de colo de útero, deve ser a partir dos 25 anos de idade com intervalo de três anos para as mulheres que já tiveram atividade sexual. Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos.

O rastreamento para o câncer de mama, com o exame de mamografia é a estratégia de saúde pública que tem sido adotada em contextos onde a incidência e a mortalidade por câncer de mama são elevadas. A recomendação para as mulheres de 50 a 69 anos é a realização de mamografia a cada dois anos e do exame clínico das mamas a cada ano.

IST/HIV

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. A Prevenção Combinada é uma estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção aplicadas em múltiplos níveis (individual, nas parcerias/relacionamentos, comunitário, social) para responder a necessidades específicas de determinados segmentos populacionais e de determinadas formas de transmissão das IST. “O cuidado é permanente e envolve visita regular ao médico para realização de exames e orientação quanto as vacinas e uso constante do preservativo”, completa a médica.