O impasse entre Lúcia Vânia e Demóstenes

A base aliada do governo está vivendo dias de tensão nesse período que antecede as convenções partidárias para definir os candidatos que vão disputar as eleições em outubro deste ano.

O problema é a situação de oposição instaurada dentro da base governista pela disputa da segunda vaga para candidato ao Senado Federal entre a atual senadora Lúcia Vânia (PSB) e o procurador de justiça, Demóstenes Torres (PTB). A primeira candidatura ao Senado a ser lançada pela base é a do ex-governador Marconi Perillo (PSDB).

As pesquisas de intenções de voto divulgadas até o momento apontam um crescimento de Demóstenes chegando a ter um empate técnico com Lúcia Vânia. Esse fato tem dividido a opinião dos políticos dentro da base e feito com que tanto PTB, quanto PSB pressionem o atual governador José Eliton e o PSDB na tentativa de conquistar o apoio do maior partido da chapa para a disputa do segundo nome para senador.

Em entrevista a Rádio Sagres no dia cinco de julho, a senadora transferiu para José Eliton, Marconi Perillo e aliados o ônus da decisão sobre seu futuro. “Não depende de mim. A avaliação de quem deve compôr a chapa é feita pelas lideranças, pelos partidos. Se houvesse uma igualdade de posição, uma disputa seria natural. Mas não existe essa igualdade. Eu trabalhei oito anos para o Estado, ele (Demóstenes) ficou oito anos licenciado. É muito complicado você estabelecer critérios dentro de uma situação inusitada”, afirmou.

Em resposta a declaração de Lúcia Vânia, o procurador de justiça avaliou que os anos que sucederam sua saída do Senado foram de muito trabalho e estudo. “Algumas lideranças carcomidas da política local adorariam que eu estivesse morto e enterrado. Mas, graças a Deus, estou vivo e forte, cada vez mais vivo e mais forte para realizar o propósito de Deus para mim. Os últimos anos foram de muito trabalho, apesar de alguns da política terem tentado empurrá-lo para escanteio”, reagiu.

Embora a senadora continue sendo o nome da preferência das principais lideranças da base governista para a chapa majoritária com José Eliton e Marconi Perillo (ambos PSDB), o PTB, estrategicamente, anunciou há mais de mês o seu apoio a candidatura do atual governador. Não o fez por precipitação. O apoio funciona como mais um elemento de pressão sobre o governador e sobre Marconi na negociação para emplacar a candidatura de Demóstenes ao Senado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos