“O próprio presidente do Democratas falou: ‘você é o nome para a prefeitura de Goiânia'”, conta o deputado Federal Dr. Zacharias Calil (DEM)

Zacarias Calil, é médico e político. Em 2018, foi eleito deputado federal por Goiás com 151.50 votos. Conhecido mundialmente por cirurgias de separação de gêmeos siameses. Em entrevista à nossa redação, o deputado federal fez sua avaliação sobre o atual cenário político, comentou sobre o trabalho que tem feito no período de pandemia e sobre uma possível candidatura à prefeitura de Goiânia.

“Importante dizer que esse é meu primeiro mandato, e eu consegui uma quantidade significativa de emendas para nosso estado. Como eu sou da saúde, e vejo as grandes dificuldades que a população tem passado, eu tento conseguir o máximo de recursos para nossa saúde pública”, explica Zacharias.

O deputado faz parte da Comissão Externa do Covid-19 na Câmara dos Deputados, e recentemente seu Projeto de Lei 1409, que prevê a entrega de Equipamentos de Proteção Interna para os funcionários da saúde, foi aprovado, ele comemora: “consegui a aprovação desse projeto que é muito importante dizer que devemos olhar os profissionais da saúde, e dar prioridade à sua segurança. Do médico ao segurança todos devem fazer a testagem com frequência. Além do pedido de equipamentos de proteção para todos esses funcionários. Essa é uma grande vitória”.

Dr. Zacharias Calil também foi indicado ao Prêmio Nobel de Medicina pela Câmara Federal e Senado, por conta das 18 cirurgias de separação de gêmeos siameses já realizadas e também por desenvolver um medicamento, cuja patente foi registrada, para tratamento de hemangiomas.

“Levei 15 anos para conseguir uma patente no Brasil. Estamos na contra mão dos outros países. A ciência no Brasil precisa ser melhor vista. Eu disse isso para imprensa e na Câmara. Depois de um tempo enviei meu curriculo e fui indicado para o prêmio Nobel de Medicina. Agora espero que pelo menos eu seja classificado”, brinca.

O deputado comentou também sobre sua possível candidatura à prefeitura de Goiânia. Assista aqui entrevista completa:

https://www.youtube.com/watch?v=YeqMmV2mpsc

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp