Confira o que abre e o que fecha no feriado, em Goiânia

feriado 15 de setembro

Confira o que abre e o que fecha em Goiânia nesta quarta-feira (24), feriado da Padroeira de Goiânia:

Bancos
Os bancos estarão fechados na quarta-feira. Somente os caixas eletrônicos estarão disponíveis no feriado. Os atendimentos só voltarão na quinta-feira.

Saúde
Os casos de urgência e emergência serão atendidos em 18 unidades de saúde da Capital que funcionam 24 horas, conforme classificação de risco, onde as situações mais graves são priorizadas. As consultas de rotina e outros serviços de saúde voltam à normalidade a partir de quinta-feira, 25.

Unidades de saúde 24 horas:
– Cais Amendoeiras
– Cais Jardim Novo Mundo
– Cais Chácara do Governador
– Ciams Jardim Guanabara
– Cais Curitiba
– Cais Cândida de Moraes
– Cais Finsocial
– Ciams Jardim América
– Cais Campinas
– Cais Deputado João Natal
– Cais Bairro Goiá
– Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia – Crof
– Hospital e Maternidade Dona Iris
– Maternidade Nascer Cidadão
– Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc
– Ambulatório Municipal de Queimaduras (Núcleo de Queimaduras agora funcionando dentro do Cais Campinas)
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Itaipu
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Noroeste

Comurg
A Comurg irá manter os serviços de coleta de lixo e limpeza. Os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos não sofrerão interrupção. Os usuários poderão solicitar serviços pelo telefone 3524-8555.

Guarda Municipal

A segurança dos prédios e logradouros públicos do município, como escolas, parques e unidades de Saúde, continua sendo realizada diariamente pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM).

Transporte Público
Os ônibus vão circular em menor número, com planilhas especiais na região metropolitana de Goiânia. A equipe de fiscalização da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) vai monitorar o serviço do transporte coletivo durante o feriado. A CMTC ressaltou que se necessário, viagens extras poderão ser feitas para atender a população.

Zoológico e Mutirama
A entrada ao Parque Zoológico de Goiânia funcionará normalmente neste feriado, das 8h30 às 17h. Vendas de ingressos até às 16h. Já o Mutirama funcionará das 09h às 18h, com vendas de ingressos até às 16h.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp