Press "Enter" to skip to content

O que é aneurisma cerebral? Entenda diagnóstico recebido por Juliette

Última atualização 10/03/2022 | 16:51

Na última terça-feira (8), a campeã do Big Brother Brasil 2021, Juliette Freire, contou, em entrevista ao jornalista Pedro Bial, detalhes de quando recebeu o diagnóstico de aneurisma cerebral, ano passado. Em 2019, a cantora perdeu a irmã, Julienne Freire, por conta de um AVC, decorrente deste problema. A mãe delas, Fátima Freire, também teve um Acidente Vascular Cerebral, mas se recuperou.

No caso de Juliette, a notícia foi positiva. Meses depois, os médicos disseram que não se tratava de aneurisma. A equipe só fez a descoberta na sala de cirurgia, por meio da qual seria identificado a melhor forma de tratar o suposto problema. Nos casos confirmados, porém, o aneurisma pode levar à morte súbita.

O que é aneurisma cerebral

O neurologista Delson José da Silva explica que o aneurisma cerebral é a dilatação de uma artéria.

“É como um balãozinho que se forma por conta da fragilidade da parede da artéria. A artéria é um tubo. No aneurisma ele dilata e fica frágil, podendo romper e causar um derrame dentro ou em volta do cérebro, principalmente”, detalha.

Segundo o especialista, a incidência de casos em Goiás segue a média nacional: de 1 a 2% da população tem aneurisma. Em geral, quando ele não se rompe, não apresenta nenhum sintoma ou complicação. “A não ser que esteja muito grande e dilate a ponto de apertar algum nervo ou o cérebro. Muita gente passa a vida toda sem saber que tem”, comenta o médico.

É um problema mais comum em adultos com idade ativa, a partir dos 30 anos. Ter familiares de primeiro grau – pai, mãe, irmão ou irmã – com aneurisma é um sinal de alerta. É o caso de Juliette. Segundo o médico, não há como prevenir o problema, mas existe possibilidade de buscar controlá-lo, quando ele é descoberto, por meio de exame de imagem, sem que tenha se rompido.

Sinais

O primeiro alerta de que o aneurisma se rompeu é uma dor de cabeça “que a pessoa nunca teve na vida”, define o especialista. Não se trata de dores de cabeça constantes, mas de uma dor incomum, que vem de surpresa, e bastante forte.

O rompimento pode acontecer espontaneamente, sem nenhum motivo específico. Por outro lado, pode vir em um pico de pressão alta, durante a relação sexual, no banheiro, ao defecar, ou ainda em um esforço físico intenso, como carregar muito peso.

Tratamento

Quando o aneurisma é identificado sem se romper, os médicos analisam o tamanho e o local do cérebro onde ele está para decidir se farão ou não a cirurgia. Existe o tratamento endovascular, em que são colocadas “molinhas” no aneurisma para bloqueá-lo. E há ainda a clipagem, em que é colocado um clipe, com o mesmo objetivo.

“Quando rompe tem que fazer tratamento, normalmente cirúrgico, com a colocação do clipe ou com o procedimento endovascular”, conclui o neurologista.