No credo católico, os fiéis sempre dizem “creio na comunhão dos santos”. E é exatamente disso que se trata a festa católica do dia primeiro de novembro: a festa do dia de todas as pessoas que já morreram, e estão no céu. Para a Igreja Católica, todos os “justos”, os bons, que, após julgados por Jesus Cristo, alcançaram o paraíso, são santos.
O problema é que seria impossível canonizar todas as pessoas que morreram durante a história. Mais difícil ainda seria saber quais delas realmente foram para o céu. Então, a igreja se contenta em canonizar aqueles cuja vida de bondade foi explícita, e que, após a morte, muitos milagres podem provar sua santidade.
Também, a data foi escolhida para suceder o dia da festa pagã do Halloween, considerada ocultista pela fé católica, por conta de representações de criaturas como por exemplo, o demônio. Além disso, é celebrada um dia antes do dia de finados, quando os fiéis lembram de seus entes queridos e fazem orações.
Em resumo, o Dia de Todos os Santos pode ser o dia dos seus avós já falecidos, talvez de sua mãe, pai ou amigos que já não estão mais entre nós. Os cristão acreditam que, estando perto de Deus, estes santos podem rezar para que os que estão na Terra também cheguem lá. Você sabia?