O que é o varicella-zoster? Vírus infectou Justin Bieber e é muito comum no Brasil

Vírus é responsável pela catapora e herpes zóster; em casos mais raros, pode evoluir para a síndrome de Ramsay Hunt

O varicella-zoster vem chamando a atenção depois do cantor norte-americano Justin Bieber revelar que pegou uma variante rara do vírus, a síndrome de Ramsay Hunt. Esse vírus é responsável pela catapora e também pela herpes zóster. Portanto, é bastante comum. No Brasil, uma nova vacina está disponível contra a herpes zóster, mas custa nada menos do que R$ R$ 1.686, contando as duas injeções. Mas, afinal, o que é o varicella-zoster?

Tipos de varicella-zoster

O tipo mais comum da varicella-zoster causa a catapora, uma infecção contagiosa que desperta irritação na pele. Normalmente, essa doença surge na infância, mas também pode acometer adultos.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Algo curioso a respeito do vírus é que ele não desaparece totalmente do corpo, apenas fica inativo após o tratamento. Desta forma, ele pode se manifestar novamente no formato de herpes zóster.

LEIA TAMBÉM

• Três candidatos por Goiás estão na lista dos mais ricos do Brasil• Casal de Goiânia lesou ao menos 30 em golpes de viagens e passagens aéreas• Pesquisa BTG Pactual: Lula amplia vantagem e pode vencer ainda no 1º turno

Atualmente, são mais de 2 milhões de casos de herpes zóster por ano no Brasil, de acordo com dados do Hospital Israelita Albert Einstein. Tal doença é mais comum em adultos a partir de 50 anos. Entretanto, pessoas com o sistema imunológico fragilizado também estão mais suscetíveis a essa manifestação do varicella-zoster.

Na herpes zóster, manchas vermelhas e ardentes aparecem na pele, causando um grande incômodo. Porém, o estágio da síndrome de Ramsay Hunt é ainda pior, como Justin Bieber descreveu em suas redes sociais.

Essa doença pode causar paralisia facial, além de vesículas na pele na região da orelha, dor, inchaço e vermelhidão no pescoço ou próximo do ouvido. Por esse motivo, Justin Bieber precisou cancelar diversos shows por ordens médicas. No início, especulou-se que seria por conta da doença de Lyme, até que o artista revelou se tratar da síndrome de Ramsay Hunt.

Tags: