Na tradição da Igreja Católica, a Sexta-feira Santa é o dia em que se recorda a Paixão e Morte de Jesus, marcando um dia de luto e penitência, com especificações sobre o que deve ser evitado.

O preceito do jejum e abstinência exige a abstenção de carne de animais de sangue quente e realizar apenas uma refeição completa durante o dia.

Clima de oração e silêncio deve permear o dia, evitando festas, agitações, divertimentos profanos e bebidas alcoólicas. Além disso, recomenda-se menos prazeres sensoriais e luxos desnecessários.

Normas e Diretrizes

Os fiéis devem evitar distrações e se concentrar no sentido do luto cristão, reservando tempo para orações e funções litúrgicas.

Segundo a Igreja, no passado havia restrições mais rigorosas sobre atividades no dia, mas hoje sugere-se o bom senso em relação ao trabalho e atividades realizadas.

As recomendações atuais prescrevem que não é pecado trabalhar se for necessário, mas é recomendado dedicar o tempo livre para propósitos litúrgicos e de oração.

Impactos na Vida Pessoal

A observância das normas da Sexta-feira Santa visa orientar os fiéis a um processo de reflexão e espiritualidade mais profundo, evitando práticas que distraiam do sentido do dia de luto e penitência.

Portanto, o cumprimento das normas de abstinência, jejum e respeito ao clima de oração e reflexão contribui para um mergulho mais intenso no significado religioso da data.