Press "Enter" to skip to content

O que é uma pessoa intersexo? Entenda o termo atual

Última atualização 22/03/2023 | 12:34

Nesta terça-feira, 21, a influenciadora digital Karen Bachini revelou publicamente que é intersexo. Por meio de um vídeo, ela explicou melhor a respeito de sua própria situação, possuindo todos os órgãos femininos, mas sem produção de hormônios. No entanto, o termo pode ir além, e nesta matéria vamos explicar melhor a respeito.

O que é uma pessoa intersexo?

Pessoas intersexo são aquelas que não se encaixam nas noções típicas de masculino e feminino. Tal conceito pode significar muitas coisas. Entre elas, há a possibilidade de coexistência de tecidos testiculares e ovários, final da uretra deslocado da ponta do pênis e vagina ausente, entre outras condições.

No caso de Karen Bachini, por exemplo, ela possui todos os órgãos do que a sociedade em geral considera como femininos. Porém, não produz hormônios, e uma das consequências disso é não menstruar naturalmente. O uso de anticoncepcionais a auxiliou no processo de reposição desses hormônios, mas ela passou a maior parte da sua vida sem saber que era de fato intersexo.

A Intersex Human Rights esclarece que as pessoas intersexo não compartilham uma identidade, com uma população diversificada. Isso significa que elas podem ser heterossexuais, homossexuais ou bissexuais, cisgênero (que se identificam com o sexo biológico) ou transgênero (que não se identificam com o sexo atribuído no nascimento). Não há regra quanto à orientação sexual.

Atualmente, o termo intersexo tem base muito mais em direitos humanos do que propriamente em um contexto da medicina. Documentos e guias divergem sobre algumas questões, mas todos convergem no conceito de que essas pessoas são aquelas cujo corpo varia do padrão de “homem” e “mulher”.