O que se sabe sobre o ataque terrorista em Buffalo, EUA

Um jovem de 18 anos é apontado como responsável pelo ataque a um supermercado de Buffalo, nos Estados Unidos (EUA), na tarde de sábado (14). Ao todo, treze pessoas ficaram baleadas, dentre elas dez morreram. De acordo com as autoridades locais, o crime foi motivado por ódio. O suspeito foi identificado como Payton Gendron, de Conklin, Nova York. Preso ainda no local, ele se declarou inocente.

O estabelecimento fica na região central da comunidade negra de Buffalo. Onze das treze pessoas baleadas pelo suspeito eram negras, de acordo com as autoridades. Antes de abrir fogo, ele transmitiu ao vivo o ataque pelas redes sociais. Segundo testemunhas, como de costume aos sábados, a loja estava cheia.

Em um comunicado oficial emitido pela Casa Branca, o presidente Joe Biden classificou o episódio como “terrorismo doméstico”.

“Qualquer ato de terrorismo doméstico, incluindo um ato perpetrado em nome de uma repugnante ideologia nacionalista branca, é antitético a tudo o que defendemos na América”, diz o comunicado.

O Procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, também emitiu um comunicado informando que o departamento de Justiça está investigando o tiroteio “como um crime de ódio e um ato de extremismo violento com motivação racial.”

O ataque já considerado o pior ocorrido nesta ano no país.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos