Um ciclone subtropical atinge a região Sul do Brasil nesta terça-feira (17). A princípio, o fenômeno, batizado de Yakecan, deve atingir a costa do Rio Grande do Sul e, em seguida, passando por Santa Catarina, Paraná e por último e com menor intensidade a região Sul de São Paulo.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento podem chegar a 100 quilômetros por horas e evoluem ao longo do dia. No entanto, não apresenta risco para a vida das pessoas.
A MetSul Meteorologia alerta para um fenômeno climático que deverá ter a força de uma furação. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), comunicou o risco de possíveis desastres no Sul do país.
Diante disso, diversas escolas e universidades do Rio Grande do Sul, optaram por suspender as aulas nesta terça-feira (17). Além disso, a Defesa Civil do estado se colocou em prontidão para atender a população, caso seja necessário.
A princípio, o fenômeno não está classificado como furacão, no entanto, segundo o Cenad, “pode virar. Há possibilidade de que isso aconteça em um ou dois dias”, disse em entrevista à CNN Brasil.