“O Racismo Contra Vinicius Jr e a Necessidade de Combate no Futebol Espanhol”

22o-racismo-contra-vinicius-jr-e-a-necessidade-de-combate-no-futebol-espanhol22

Vini Jr, foi alvo de ataques racistas antes de Albacete x Real Madrid, jogo das oitavas de final da Copa do Re. O Diário As publicou um vídeo que
flagra, nos arredores do estádio Carlos Belmonte, torcedores rivais gritando “Vinicius, eres um mono” (tradução de “Vinicius, você é um macaco”). No entanto, casos de racismo no futebol espanhol, principalmente contra Vinicius Junior, são recorrentes, como o incidente que ocorreu em 2023 no estádio Mestalla em um jogo do Real contra o Valencia, que resultou na prisão de três torcedores valencianos.

Fora de lista de relacionados pelo técnico Álvaro Arbeloa, que faz sua estreia no time de Madri, o goleiro Thibaut Courtois criticou a atitude dos torcedores em sua conta oficial no Instagram. Courtois escreveu: “Basta já de racismo! Isso é vergonhoso”, se pronunciando sobre os cânticos racistas direcionados a Vini Jr.

Em meio a esses ataques racistas, a promessa de um “novo começo” no Real Madrid pode ser o impulso que Vinícius precisa. Com críticas e atritos com Xabi Alonso, o jogador pode se beneficiar desse recomeço. A situação, no entanto, é preocupante e reforça a necessidade de ações concretas para combater o racismo no futebol espanhol, especialmente contra jogadores como Vinicius Junior.

É alarmante que mesmo em pleno século XXI ainda existam manifestações de racismo tão explícitas em eventos esportivos, prejudicando não só os jogadores, mas toda a sociedade. Os casos de discriminação racial no futebol precisam ser combatidos de forma firme e eficaz, como a condenação dos torcedores do Valencia em 2024 por agressões a Vini Jr.

A presença de jogadores talentosos como Vinicius Junior nos campos espanhóis deveria ser motivo de celebração e não de ataques racistas. A diversidade é um dos elementos mais enriquecedores do esporte e deve ser respeitada em todas as suas formas. É fundamental que clubes, torcidas e autoridades esportivas ajam de forma enérgica para coibir qualquer manifestação de intolerância no futebol, garantindo um ambiente de igualdade e respeito para todos os envolvidos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp