“O sentimento de mudança é muito forte”, diz Caiado

“Vocês são nossos aliados nessa construção de um novo processo político em Goiás. O sentimento de mudança é muito forte, é o que vejo ao caminhar por todos os cantos do Estado. O que propomos é um governo pautado pela transparência e focado na solução dos problemas dos goianos”
O candidato ao governo pela coligação A Mudança é Agora (DEM, PROS, PRP, PDT, DC, PRTB, PSC, PMN, PMB, Podemos, PSL e PTC), Ronaldo Caiado (Democratas), dedicou a tarde desta segunda-feira (20), a receber lideranças políticas do interior de Goiás e traçar as próximas estratégias de campanha junto com sua equipe política. Em encontro com lideranças de Arenópolis que declararam apoio ao seu projeto, Ronaldo Caiado afirmou que eles são parte da mudança que Goiás quer promover. “Vocês são nossos aliados nessa construção de um novo processo político em Goiás. O sentimento de mudança é muito forte, é o que vejo ao caminhar por todos os cantos do Estado. O que propomos é um governo pautado pela transparência e focado na solução dos problemas dos goianos”, afirmou.
O prefeito de Arenópolis, Ovarci Vilela (MDB), que liderou o grupo de 5 vereadores e lideranças da cidade, afirmou que vê este como o grande momento para Ronaldo Caiado em Goiás. “Nós decidimos apoiar o senador porque vimos que a hora é dele, é um forte candidato. Além disso, como deputado e senador, sempre fez muito pelo nosso município. O povo de Arenópolis tem um carinho enorme por ele”, conta o emedebista, que é primo do deputado federal Daniel Vilela (MDB) e esteve presente no comício de lançamento da candidatura de Ronaldo Caiado no último sábado na Cidade de Goiás. “Eu amo meu município e quero o melhor para ele”, arrematou.
Presidente da Câmara de Arenópolis, Jader Barbosa de Morais (MDB) contou que sempre teve muita afinidade com a forma de Ronaldo Caiado fazer política. “Ele já ajudou muito nosso município. Nosso grupo tem confiança de que ele fará um bom trabalho no governo e vai poder fazer ainda mais por nosso município”, afiançou. Entre os cinco dos nove vereadores de Arenópolis esteve Edilson de Santana, que, embora seja do PSDB, fez questão de declarar o apoio ao democrata. “Hoje vejo que quem tem condições de melhor Goiás é Ronaldo Caiado”, garantiu.
Próximos passos
O senador Ronaldo Caiado também conversou com apoiadores sobre os passos seguintes da campanha. A ideia é promover nos próximos dias uma grande mobilização pelo Nordeste do Estado, ligando municípios como Posse, Campos Belos, Planaltina, Alvorada do Norte, Simolândia e Flores de Goiás, entre outros. O Nordeste goiano tem como um dos principais representantes o deputado estadual Iso Moreira (Democratas).
Nesta segunda-feira, Ronaldo Caiado também cumpriu agenda pela manhã, quando participou da primeira rodada de sabatinas da Rádio Sagres 730. Na sequência, o candidato teve encontro com jovens aprendizes da Rede Pró-Aprendiz e falou sobre seus projetos para a educação, do apoio a programas de primeiro emprego em Goiás e sobre a importância do processo democrático nas mudanças que os cidadãos esperam. Segundo o parlamentar, os jovens serão fundamentais na promoção das mudanças em Goiás. “Vamos mudar o modo de fazer política em Goiás e a juventude será o nosso sustentáculo”, garantiu. Caiado também aproveitou para chamar a atenção sobre a necessidade dos jovens buscarem informações sobre a vida pregressa dos candidatos e de acreditarem na importância da democracia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mauro Cid confirma ao STF que Bolsonaro sabia de trama golpista

Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), o tenente-coronel Mauro Cid afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava ciente de um plano para um golpe de Estado. O ex-ajudante de ordens foi ouvido pelo ministro Alexandre de Moraes na última quinta-feira, 21, para esclarecer contradições entre sua delação premiada e as investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF).

De acordo com informações apuradas pela PF, a investigação revelou a existência de um plano envolvendo integrantes do governo Bolsonaro para atentar contra a vida de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes. Contudo, os advogados de Mauro Cid negam que ele tenha confirmado que Bolsonaro estava diretamente envolvido na liderança do suposto plano de execução.

Após prestar depoimento por mais de três horas, o advogado de Cid, Cezar Bittencourt, declarou que seu cliente reiterou informações já apresentadas anteriormente. A advogada Vania Adorno Bittencourt, filha de Cezar, declarou ao Metrópoles que Bolsonaro sabia apenas da tentativa de golpe.

O ministro Alexandre de Moraes validou a colaboração premiada de Mauro Cid, considerando que ele esclareceu omissões e contradições apontadas pela PF. O depoimento foi o segundo do tenente-coronel nesta semana, após a recuperação de arquivos deletados de seus dispositivos eletrônicos pela PF.

Bolsonaro indiciado pela Polícia Federal

No mesmo dia, a Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. O relatório foi entregue ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso no STF.

Entre os indiciados estão os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno, além do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O grupo é acusado de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, atuando em seis núcleos distintos.

Bolsonaro, em resposta, criticou a condução do inquérito, acusando Moraes de “ajustar depoimentos” e realizar ações fora do que prevê a lei. As investigações continuam em andamento, com implicações graves para os envolvidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp