“O sucesso na vida adulta é resultado de uma boa formação”, diz Daniel Vilela

Vice-governador Daniel Vilela entrega uniformes, material escolar e Chromebooks a alunos do Centro de Ensino em Período Integral Maria Rosilda Rodrigues, em Aparecida de Goiânia

“Não há como ter uma vida adulta bem-sucedida se vocês não tiverem uma boa formação. Se dediquem e aproveitem as oportunidades geradas pelo Governo de Goiás, que investe na Educação para que vocês adquiram conhecimento, tenham chances reais de ingressarem no ensino superior, conquistem boas remunerações, deem qualidade de vida para suas famílias e até mesmo amparem seus pais no futuro, que agora têm feito tanto por vocês”, afirmou o vice-governador Daniel Vilela durante entregas de kits de uniformes, material escolar e chromebooks para alunos da rede pública estadual nesta segunda-feira, 30.

Para motivar ainda mais os estudantes que participaram dos eventos realizados em Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e na capital, o vice-governador – que também representou o governador Ronaldo Caiado – foi enfático ao falar da participação do Governo de Goiás neste processo de ensino e aprendizagem nas unidades educacionais que estão sob sua responsabilidade: “Nenhum estado no Brasil sofreu tamanha transformação e teve tanto investimento na Educação como Goiás nos últimos quatro anos”. “Este foi um compromisso do governador Ronaldo Caiado do qual ele não abriu mão em nenhum momento do seu mandato anterior”, acrescentou.

Daniel adotou praticamente este mesmo tom nos discursos que fez nas três escolas da Região Metropolitana de Goiânia que visitou: a primeira unidade educacional foi o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Maria Rosilda Rodrigues, no Setor Garavelo, em Aparecida. A título de ilustração, por lá foram distribuídos 486 kits de uniformes para alunos dos 7º, 8º e 9º anos do ensino de tempo integral, da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio e da EJATec.

Em seguida, ele entregou as obras de ampliação do Colégio Estadual João Carneiro dos Santos, no Conjunto Morada do Morro, em Senador Canedo, onde também foram repassados aos estudantes kits completos de uniforme e material escolar.

A última entrega de benefícios nesta segunda-feira foi no Cepi Sudoeste, no bairro de mesmo nome, em Goiânia. “Vejam quanta coisa está sendo enviada pelo governo do Estado, tudo material da melhor qualidade”, disse o vice-governador que. Nesta unidade educacional foram repassados uniformes e conjuntos de material escolar – com cadernos, lápis, canetas, borrachas, lápis de cor e apontador, entre outros itens – para cerca de 220 estudantes, além de 100 chromebooks, que são repassados aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio para que eles possam se conectar à internet e para fazerem suas pesquisas e trabalhos escolares. “O Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual da Educação, tem investido em infraestrutura, formações e capacitações dos profissionais e também em tecnologia”, acrescentou Daniel.

Parcerias

Em Senador Canedo, o vice-governador disse ter expectativas de boas parcerias do governo do estado com o prefeito Fernando Pellozo. Por lá, ele fez a entrega da ampliação do Colégio Estadual João Carneiro dos Santos. Além de apontar as qualidades da nova estrutura física, Daniel ainda mostrou ao público a nova cobertura da quadra de esportes, com telhas que absorvem o calor, iluminação de LED, entre outras funcionalidades. “Estou aqui, fazendo essa entrega, e pensando que o próximo passo deveria ser tirar a estrutura de placa (da escola antiga anexa à atual) e substituir por alvenaria”, relatou, acrescentando que em breve serão anunciados novos investimentos.

Na capital, Daniel Vilela foi saudado pelos estudantes do Cepi Sudoeste. A coordenadora regional de Educação em Goiânia, Enicléia Morais, agradeceu a seriedade do governo estadual. “Quando um governo coloca em seu orçamento recursos para uniformes, tênis, cadernos e kit de material, está se colocando no papel de pai”, comparou. O estudante Vitor Henrique Barros falou em nome da comunidade escolar e agradeceu pelas benfeitorias na escola e pelos recursos pedagógicos. Daniel Vilela ressaltou a prioridade do governo de Goiás para a educação. “Somos referência nacional e vamos continuar investindo em educação de qualidade”, assegurou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp