O tema da redação do Enem 2024 é “Desafios para valorizar a herança africana no Brasil”

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começou neste domingo, 3 de novembro, com mais de 4,3 milhões de candidatos inscritos. A prova inaugural abrange questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, que este ano tem o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
 
Este tema foi escolhido para estimular a reflexão sobre a importância da herança africana na formação da cultura brasileira. Segundo Daniela Toffoli, do Curso Anglo, “o tema não é óbvio, mas segue o padrão do Enem” e aborda um grupo da sociedade cujos direitos humanos estão sendo infringidos.
 
Os candidatos devem abordar meios de inclusão do grupo na sociedade, relacionar o tema à herança cultural, religiosa e histórica, enumerar causas que levaram à desvalorização dessa herança e discorrer sobre as consequências. Além disso, é esperado que os alunos proponham uma conscientização, políticas de educação e meios de inclusão dessa herança.
 

Opiniões de Professores

 
Thiago Braga, autor e professor do Colégio e Sistema pH, destaca que “a herança africana no Brasil é extremamente importante para a formação do que chamamos de cultura brasileira em diversos aspectos, como linguístico, religioso, cultural de maneira geral”. Ele também menciona a dissociação e desvalorização desses elementos culturais.
 
Tanay Gonçalves, professora da Plataforma Professor Ferreto, considera o tema de nível fácil, com palavras típicas do Enem, e sugere que os alunos discutam diferentes aspectos, como questão da língua, culinária, dança, religiosidades e vários outros costumes.
 
A primeira prova é aplicada em mais de 10 mil locais de aplicação, e no próximo domingo (10 de novembro) será a vez da prova de matemática e ciências da natureza.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aberto processo seletivo de professores temporários

O Governo de Goiás publicou, nesta quarta-feira, 11, edital de processo seletivo para criar um Banco de Habilitados para a contratação de professores temporários na Secretaria da Educação (Seduc). O processo seletivo ocorrerá por meio de análise curricular e os professores atuarão em uma das escolas estaduais de Educação Básica dos 246 municípios goianos.

A seleção é conduzida pela Secretaria da Administração (Sead), por meio da Superintendência de Recrutamento e Seleção, e as inscrições podem ser realizadas de 16 de dezembro de 2024 a 02 de janeiro de 2025, acessando o site selecao.go.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 20,00, e o pagamento deve ser realizado até dia 3 de janeiro de 2025.

Processo seletivo

Serão selecionados profissionais das áreas de Ciências/Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Intérprete, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química. Do total de vagas, 5% serão destinadas para candidatos com deficiência e 5% para recém-formados.

Como requisito mínimo para se candidatar, o interessado deve ter graduação concluída, preferencialmente na modalidade de licenciatura, na área da função escolhida, devidamente autorizada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Os requisitos da função poderão ser comprovados no momento da contratação.

Após a publicação do resultado da análise curricular, o candidato será convocado no surgimento da vaga para a segunda etapa do processo seletivo, que consiste na entrevista, a ser realizada com vistas à conferência, avaliação e validação dos documentos e à confirmação de que o candidato estará apto a desempenhar a função.

O Banco de Habilitados será utilizado sempre que for necessária a convocação de um novo profissional em atendimento às demandas da Secretaria da Educação, que surjam a partir de licenças médicas, licença-maternidade e ou afastamento do servidor efetivo de qualquer natureza.

Com esse processo seletivo, o Estado de Goiás terá regulamentada a contratação dos servidores, que poderá ocorrer até 2026, garantindo a presença ininterrupta de profissionais capacitados em sala de aula.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp