O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começou neste domingo, 3 de novembro, com mais de 4,3 milhões de candidatos inscritos. A prova inaugural abrange questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, que este ano tem o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Este tema foi escolhido para estimular a reflexão sobre a importância da herança africana na formação da cultura brasileira. Segundo Daniela Toffoli, do Curso Anglo, “o tema não é óbvio, mas segue o padrão do Enem” e aborda um grupo da sociedade cujos direitos humanos estão sendo infringidos.
Os candidatos devem abordar meios de inclusão do grupo na sociedade, relacionar o tema à herança cultural, religiosa e histórica, enumerar causas que levaram à desvalorização dessa herança e discorrer sobre as consequências. Além disso, é esperado que os alunos proponham uma conscientização, políticas de educação e meios de inclusão dessa herança.
Opiniões de Professores
Thiago Braga, autor e professor do Colégio e Sistema pH, destaca que “a herança africana no Brasil é extremamente importante para a formação do que chamamos de cultura brasileira em diversos aspectos, como linguístico, religioso, cultural de maneira geral”. Ele também menciona a dissociação e desvalorização desses elementos culturais.
Tanay Gonçalves, professora da Plataforma Professor Ferreto, considera o tema de nível fácil, com palavras típicas do Enem, e sugere que os alunos discutam diferentes aspectos, como questão da língua, culinária, dança, religiosidades e vários outros costumes.
A primeira prova é aplicada em mais de 10 mil locais de aplicação, e no próximo domingo (10 de novembro) será a vez da prova de matemática e ciências da natureza.