Press "Enter" to skip to content

OAB-GO disponibiliza canal denúncias para que vítimas possam registrar golpes em nome de advocacia

Última atualização 22/01/2024 | 08:45

A Ordem dos Advogados Seção Goiás (OAB-GO) disponibiliza um canal de denúncias via Whatsapp para que testemunhas ou vítimas que sofreram golpes em nome da advocacia possam registrar o ocorrido de forma segura e eficiente. As denúncias devem ser registradas através do contato via Whatsapp pelo número 62 9 9969-8039 (clique aqui e seja direcionado ao WhatsApp).

A partir desses registros, a OAB-GO encaminhará as informações ao Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil de Goiás para investigação e adoção das medidas legais cabíveis contra os responsáveis por esses golpes.

Parceria

A colaboração entre a OAB-GO e a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Governo do Estado de Goiás (SSP), por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil de Goiás, demonstra o compromisso conjunto em garantir a segurança e a integridade da advocacia goiana, além de combater práticas fraudulentas que prejudicam tanto os profissionais quanto a população. A iniciativa foi definida durante uma reunião no último dia 21 de novembro (saiba mais aqui) e tem como responsável pelo grupo de trabalho o presidente da Comissão de Segurança Pública e Política Criminal da OAB-GO, Tadeu Bastos.

Entenda o golpe

A dinâmica do golpe ocorre da seguinte forma: o golpista acessa a decisão publicada no Diário Oficial, entra em contato com o credor como se fosse seu advogado e comunica sobre uma suposta liberação de valores por meio de alvará; em muitos casos, até encaminha fotografia do documento falso. Em seguida, o mesmo alega que os valores estão retidos devido a pendências relacionadas ao “pagamento de custas judiciais” e solicitam que o credor/vítima efetue um depósito de valores por meio de PIX.

A Seccional informa que a Justiça não exige pagamentos antecipados ou depósitos em contas pessoais para a efetivação de alvarás ou qualquer outro procedimento judicial. Além disso, é orientado a todos que, caso recebam mensagens ou ligações com esse tipo de solicitação, entrem em contato diretamente com seu advogado de confiança para obter orientações precisas sobre quaisquer procedimentos relacionados ao progresso de seus processos legais.