O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama lança nesta terça-feira, 17, o seu livro “Uma Terra Prometida”. Na obra, Obama descreve o ex-presidente do Brasil, Lula, de maneira oposta àquela quando o chamou de “O cara”, em 2009.
O jornalista Pedro Bial, que entrevistou Barack, leu o trecho do livro em seu programa: “Ex-líder sindical grisalho e cativante, com uma passagem pela prisão por protestar contra o governo militar e eleito em 2002, tinha iniciado uma série de reformas que fez as taxas de crescimento no Brasil dispararem”.
Mas os elogios pararam por aí. Obama revela que à época, chegou a saber de boatos de corrupção que rondavam a figura do presidente brasileiro. “Constava também que ele tinha escrúpulos de um chefão de Tommany Hall (máfia) e circulavam boatos de clientelismo governamental, negócios por baixo do pano e propina na casa dos bilhões”, consta no livro de Obama.
Para Pedro Bial, Barack não quis responder se ainda o chamaria de “O cara”. Se limitou a dizer: “Na época eu não sabia de todos os relatos de corrupção. Quando ele (Lula) tirou as pessoas da pobreza naquela época, são coisas que não podem ser negadas”.
Imagem: White House/Pete Souza