Obras de duplicação da PR-151: atualizações e previsões para a conclusão em 2027

obras-de-duplicacao-da-pr-1513A-atualizacoes-e-previsoes-para-a-conclusao-em-2027

A BR-376 foi bloqueada parcialmente nesta segunda-feira (19) na principal entrada de Ponta Grossa nos Campos Gerais do Paraná. A previsão é que a interdição dure até seis meses, segundo a concessionária CCR PRVias. O motivo são obras na PR-151, que está sendo duplicada no sentido Palmeira e vai receber um novo viaduto no entroncamento com a BR-376. O trecho foi bloqueado em ambos os sentidos, às 7h, na região que dá acesso à Avenida Visconde de Mauá. O tráfego passou a ser desviado para uma faixa da BR-376, e as marginais podem ser usadas para desafogar o trânsito nos sentidos norte e sul, quando necessário. A marginal no sentido sul teve o fluxo alterado de sentido duplo para único.

O desvio no sentido Curitiba a Ponta Grossa começa no km 494, próximo à empresa Tetra Park. O desvio no sentido Ponta Grossa a Curitiba começa no km 493. Na marginal no sentido sul, o fluxo da rua Tocantins foi proibido para o retorno à esquerda, sendo necessário o retorno no km 497, perto do Madero. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) é o órgão responsável pela obra, em trecho administrado pela concessionária. A PRVias fará a sinalização dos desvios, organizará o tráfego e implantará faixas com informações para alertar os motoristas no trecho. A sinalização horizontal será reforçada com barreiras luminosas e tachas, destaca a concessionária.

A restauração e ampliação em concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira atingiu 26,08% de execução na medição mais recente do DER-PR, de dezembro. A obra tem 32,7 quilômetros de extensão, tem previsão de ser concluída em 2027 e está recebendo mais de R$ 257 milhões de investimento. O trecho contemplado começa no entroncamento com a PR-438, em Ponta Grossa, e segue até o entroncamento com a BR-277 no perímetro urbano de Palmeira. Além do whitetopping, ela inclui 15,2 quilômetros de terceiras faixas em segmentos críticos de ultrapassagem, novas vias marginais na Colônia do Lago e correções de geometria em curvas. O principal serviço executado até agora é a terraplenagem, a movimentação do solo para executar a plataforma das terceiras faixas, vias marginais e adequar a plataforma da pista atual, que está sendo alargada para aumentar as faixas de rolamento e para implantação de acostamentos.

Também estão sendo realizadas melhorias no pavimento asfáltico existente, que irá servir como base de uma nova camada de pavimento rígido de concreto, técnica conhecida como whitetopping, iniciada recentemente na obra. Nessa etapa estão em andamento ainda os serviços de implantação de dispositivos de drenagem profunda de águas e construção de galeria celular de concreto, além de serviços complementares. Entre as obras de arte especiais previstas, ainda será realizada a implantação de um novo viaduto em Palmeira, no entroncamento da PR-151 com a rua XV de Novembro, Rua Manoel Ribas, Rua Daniel Mansani e a Avenida Nacim Bacila.´´´

Confira os vídeos que estão em alta de DE.´´´

No último mês, a Obras de duplicação da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira atingiram um marco de 26,08% de execução, segundo o DER-PR. Com 32,7 quilômetros de extensão, a obra tem previsão de conclusão para 2027 e recebe um investimento de mais de R$ 257 milhões. Com o objetivo de melhorar a estrutura da rodovia e garantir mais segurança aos motoristas, a duplicação inclui a construção de terceiras faixas, vias marginais, whitetopping, e correções de geometria em curvas. Os trabalhos realizados envolvem serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, e construções de galerias celulares. Uma das grandes mudanças será a implantação de um novo viaduto em Palmeira, beneficiando a mobilidade na região.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp