Obras de duplicação do Contorno Norte de Curitiba são lançadas com previsão de entrega em 2027, diz ministro dos transportes

obras-de-duplicacao-do-contorno-norte-de-curitiba-sao-lancadas-com-previsao-de-entrega-em-20272C-diz-ministro-dos-transportes

Duplicação do Contorno Norte, entre Curitiba, Almirante Tamandaré e Colombo, é lançada: ‘Obra fundamental,’ diz ministro dos transportes

Não há data para o início das obras, mas, de acordo com concessionária, entrega prevista será em 2027.

Renan Filho participa do lançamento das obras na PR-418

Renan Filho participa do lançamento das obras na PR-418

As obras de duplicação da PR-418, conhecida como Contorno Norte de Curitiba, foi anunciada nesta quarta-feira (18). A obra está prevista no Lote 1 da nova concessão de rodovias, arrematado pela concessionária Via Araucária.

O evento conta com a participação do governador Ratinho Junior (PSD), e o ministro dos transportes, Renan Filho.

Em entrevista à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, Renan Filho destacou a importância do projeto e das obras.

> “A importância é gigantesca, porque é uma virada de chave. É uma obra fundamental pra tirar o tráfego de veículos pesados de dentro da capital, reduzir o conflito urbano. Agora, com essa duplicação, uma parcela dos caminhões vai ter mais facilidade de cortar a cidade”, destacou.

O projeto contempla a duplicação de 16,76 quilômetros da rodovia, entre o km 5 e o km 21, passando por Curitiba, Almirante Tamandaré e Colombo, na Região Metropolitana. A previsão é que as obras sejam concluídas até 2027.

Além da duplicação, estão previstas a construção de sete viadutos e novas vias marginais ao longo do trecho.

O ministro também ressaltou os impactos positivos para a mobilidade urbana e o desenvolvimento econômico

Renan Filho ainda frisou que, diferentemente do modelo anterior, o governo federal agora atua de forma mais próxima na fiscalização dos contratos, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“O governo federal atua proximamente na fiscalização e no cumprimento dos contratos com a ANTT. Essa é uma grande diferença. Da outra vez, que foi licitado aqui no estado, não tinha o controle federal, era mais distante. Agora temos uma governança mais próxima dos contratos e contratos mais modernos”, finalizou.

A concessionária informou que fará a comunicação antecipada de desvios e interdições que possam impactar nos trajetos de ônibus e demais veículos.

Além disso, também deve divulgar as intervenções previstas no trecho com pelo menos uma semana de antecedência, por meio dos canais de comunicação da concessionária.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp