Obras de reforma e ampliação do Hetrin atingem 28% de execução

Hetrin terá capacidade de atendimento triplicada ao final dos trabalhos de reforma e ampliação da unidade de saúde

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) atingiu a marca de 28% na execução das obras de reforma e ampliação do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin). A unidade, que continua em pleno funcionamento em prestação de serviços de saúde, terá seu número de leitos praticamente triplicado ao final das intervenções. O investimento total é superior a R$ 91 milhões e a entrega está prevista para 2025.

A autarquia assumiu os trabalhos já conduzidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em outubro de 2023, a partir de decreto que direcionou todas as obras estaduais para a Goinfra. Desde então, equipes técnicas finalizam a construção do Bloco 1, que abrigará capela e pronto-socorro. Nova recepção principal, sala de tomografia, raio X, Ultrassom, Eletrocardiograma e ambulatório foram entregues ainda sob gestão da Saúde.

Na sequência, serão iniciadas as obras do centro cirúrgico, enfermaria, central de abastecimento farmacêutico, refeitório e cozinha. De acordo com o presidente da autarquia, Santos Filho, o projeto também inclui a construção de uma maternidade equipada com tecnologia de última geração e salas pré e pós-parto. O objetivo é garantir infraestrutura de qualidade para o tratamento humanizado e acolhedor para mães, recém-nascidos e familiares.

“Nosso objetivo é promover, junto à Secretaria de Saúde, as obras de reforma e ampliação do Hetrin. Assim estamos fazendo e avançando para que a população da Capital da Fé tenha acesso facilitado a serviços de saúde mais complexos, modernos e com mais conforto”, destaca Santos Filho.

Atendimento ampliado
Ao término, a capacidade de atendimento será praticamente triplicada, elevando o número de leitos de 56 para 149. Destes, 14 serão destinados ao alojamento conjunto, 110 às enfermarias de clínica cirúrgica e clínica médica, 20 às UTIs, além de 5 quartos de isolamento. Além disso, vão ter 6 leitos de observação masculina e feminina, 2 leitos de emergência, 3 quartos para parto normal (PPP) e 4 salas cirúrgicas. A área física da unidade será ampliada de 2.491m² para 10.011m².

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Influencer famoso Tiago Toguro: polêmicas, superações e novidades em sua trajetória”

Tiago Toguro é um influencer famoso no mundo da musculação, que possui milhões de seguidores nas redes sociais e no YouTube. Recentemente, ele foi internado na UTI durante a madrugada de Natal após sofrer fortes dores abdominais. Toguro, que ficou conhecido no universo fitness, tem sido alvo de diversas polêmicas ao longo de sua carreira.

No ano de 2023, o influencer foi indiciado pela Polícia Civil de São Paulo por homicídio culposo, após se envolver em um acidente que resultou na morte de um motociclista. A situação gerou grande repercussão nas redes sociais devido às circunstâncias do acidente e levantou muitas críticas ao comportamento de Toguro.

Após o trágico incidente, apenas dois dias depois, Toguro e Nara Paraguaia, que estava presente no veículo no momento da batida, anunciaram que estavam esperando o primeiro filho. Meses depois, Gael nasceu, porém, Nara teve complicações durante o parto e precisou ser intubada na UTI. Posteriormente, Toguro afirmou que iria processar o hospital devido a um suposto erro médico.

No entanto, em uma reviravolta inesperada, Toguro e Nara decidiram desistir da ação judicial contra o hospital. Em uma conversa com Leo Dias, o influencer explicou que optaram por celebrar a vida com o filho e deixar os problemas para trás. Essa decisão surpreendeu muitos seguidores e fãs do casal.

Em agosto deste ano, Toguro fez outro anúncio importante em suas redes sociais: ele assumiu publicamente sua pansexualidade. O influencer compartilhou uma imagem vestindo um moletom com as cores da orientação sexual e fez um apelo por respeito à sua escolha. A atitude recebeu tanto apoio quanto críticas, mostrando que ainda há muito a ser discutido sobre diversidade e inclusão.

Além disso, em 2023, Toguro enfrentou uma nova internação de emergência em um hospital de São Paulo. Ele contraiu uma infecção bacteriana durante uma viagem a Londres e precisou de cuidados médicos urgentes. Em seu relato, Toguro explicou os sintomas e o tratamento recebido, mostrando a importância de estar atento à saúde e buscar ajuda profissional quando necessário.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp