Infiltrações e rachaduras comprometem Marginal Botafogo em 15 pontos, num trecho de 6,5 quilômetros de extensão da via expressa que corta a capital. Para evitar maiores problemas estruturais, uma série de medidas foram tomadas para garantir a segurança dos condutores. Além da interdição das pistas da esquerda nos dois sentidos e o tráfego total de ônibus e caminhões proibido, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Goiânia, reduziu a velocidade máxima de 80 para 60 quilômetros por hora.
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), radares móveis e fixos foram instalados para controlar o trânsito na Marginal. O trecho de 30 km/h, que passa por obras para reparos estruturais, está sendo monitorado desde ontem e os motoristas que desrespeitarem o limite de velocidade serão multados. A assessoria da SMT informa que a via está totalmente sinalizada com informações sobre a nova velocidade e sobre a proibição de tráfego de caminhões e ônibus. “Todo o trajeto conta com sinalizações verticais e horizontais para alertar os motoristas sobre a velocidade e, principalmente, sobre os locais de obras”, destaca.
De acordo com o secretário de Obras, Fernando Santana, as medidas de segurança e as obras devem durar 90 dias. “Os pontos de fragilidade estão sendo monitorados e as medidas de interrupção do tráfego de veículos pesados e a interdição das faixas da esquerda são necessárias para garantir a segurança dos operários e da população”, explicou. Santana lembra que as intervenções em andamento, são de caráter emergencial e não fazem parte do projeto de reestruturação completa da Marginal Botafogo. Na tarde de ontem nenhum funcionário foi visto no canteiro de obras.
Pontos de Intervenção:
Interdição total: entre as avenidas Anhanguera e Independência para quem sai do Setor Pedro Ludovico para a Avenida Goiás Norte (sentido Sul/Norte).
Desvio: acesso pela Rua 200, depois 4ª Avenida e Rua 227 até chegar a Avenida Independência, onde é possível alcançar novamente a Marginal.
Trechos em meia pista: entre a Avenida Goiás Norte e a Rua 67-A e também próximo à ponte da Avenida Araguaia.
Patrícia Santana