Obra no aeroporto de Fernando de Noronha é ampliada para turno diurno; dois aviões atolaram pátio
A ampliação dos trabalhos no aeroporto de Fernando de Noronha para turno diurno se deu por conta de dois incidentes envolvendo aviões que atolaram no pátio em menos de uma semana. Inicialmente, a recuperação ocorria apenas à noite. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabeleceu prazos para a conclusão das obras, alertando que, em caso de atraso, os voos podem ser reduzidos.
Após um avião da Azul e outro da Gol ficarem presos no pátio do aeroporto de Fernando de Noronha, a Anac cobrou a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) para iniciar uma obra emergencial. Além disso, a manutenção definitiva foi retomada no dia 8 de julho. A Agência impôs restrições temporárias, como a proibição do aumento de voos e a limitação da circulação de aeronaves.
Com prazos determinados pela Anac, a recuperação do pátio de aeronaves deve ser concluída até 15 de agosto. Caso haja descumprimento, o número de voos sofrerá redução. Outras exigências envolvem a recuperação das pistas de táxi A e B até 15 de setembro e a da pista de pouso e decolagem até 31 de março de 2026, com punições em caso de atraso.
O diretor da Dix, concessionária do aeroporto, Samuel Prado, informou que as obras intensificaram-se desde o dia 13 de julho com trabalho diurno no pátio para acelerar o processo. A Semobi enfatizou que o objetivo das obras é requalificar o Aeroporto Governador Carlos Wilson, priorizando a segurança, agilidade e eficiência das operações.
Após a proibição da Anac em outubro de 2022 devido às condições da pista, as operações de aerojatos no aeroporto de Fernando de Noronha foram restringidas. Diversas companhias tiveram que adaptar suas operações, gerando impactos no transporte aéreo para a ilha. A requalificação do aeroporto, com investimento estimado em R$ 60 milhões, iniciada em setembro de 2024, visa melhorar as infraestruturas e garantir a operacionalidade do local.