Observatório registra passagem de foguete chinês sobre o Brasil na noite de terça-feira

observatorio-registra-passagem-de-foguete-chines-sobre-o-brasil-na-noite-de-terca-feira

Fenômeno foi “resultado do lançamento do foguete Long March 7A, realizado a partir do Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na China”, de acordo com o observatório.

Um observatório localizado em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, registrou o momento em que um foguete espacial chinês cruzou o céu sobre o Brasil na noite de terça-feira (30). Veja o vídeo acima.

Fabricio Colvero, um dos responsáveis pelo observatório Bate-Papo Astronômico, explica que o fenômeno foi “resultado do lançamento do foguete Long March 7A, realizado a partir do Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na China”.

Ele conta que, na imagem, é possível ver um objeto luminoso se movimentando lentamente a partir do horizonte até o meio da tela. Como a velocidade do foguete, na perspectiva em relação à Terra, aparenta ser lenta, a velocidade do vídeo foi aumentada em 32 vezes.

Inicialmente programado para o dia 30 UTC (Tempo Universal Coordenado, em tradução livre para o português), o lançamento foi confirmado para ocorrer em 31 de dezembro de 2025, às 6h40 no horário das Filipinas, o que corresponde a 22h40 UTC de 30 de dezembro, ou seja, minutos antes do horário em que o objeto pode ser observado pelo país a fora.

“Esses registros reforçam como lançamentos espaciais podem ser visíveis a milhares de quilômetros de distância, proporcionando verdadeiros espetáculos celestes até mesmo longe dos centros de lançamento”, diz Colvero.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp