Observatório Social alerta Prefeitura de Franca sobre desgaste de pneus em ônibus públicos

O Observatório Social do Brasil (OSB), entidade sem fins lucrativos que fiscaliza o poder público em diferentes cidades do país, enviou um ofício à Prefeitura de Franca (SP) para alertar sobre o desgaste de pneus em ônibus do transporte público local. A entidade ressalta que o problema afeta a segurança dos passageiros e solicita providências à administração local pela revisão de toda a frota e substituição dos itens que forem necessários. A entidade sugeriu um prazo de 15 dias para a Prefeitura dar uma resposta.

“No documento apresenta fotos de um veículo no terminal central, o órgão destaca o comprometimento da segurança dos passageiros devido ao desgaste dos pneus e pede que a revisão seja realizada em toda a frota para identificar e corrigir possíveis problemas”, afirmou Willian Karan Junior, coordenador executivo do Observatório Social do Brasil.

O transporte público de Franca é realizado pela empresa São José, que atualmente tem uma frota de 88 veículos. Em 2019, o contrato foi renovado por mais dez anos, por meio de um termo de aditamento, questionado por irregularidades pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Uma nova licitação deve ser feita, mas ainda sem data definida. A Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca (Emdef), ligada à Prefeitura, informou ter notificado a empresa concessionária do transporte coletivo e confirmou a execução de um estudo para uma nova licitação do serviço, em fase de conclusão.

A empresa São José informou não ter sido notificada sobre a denúncia do Observatório Social relacionada aos pneus e que a reclamação é infundada e não tem critérios técnicos, questionando a comparação fotográfica feita pela entidade. Sobre a demora dos ônibus, a empresa ressaltou que, embora as partidas dos pontos iniciais ocorram nos horários previstos, não tem controle dos diversos problemas que ocorrem no trânsito, como congestionamentos, desvios e obras, que atrapalham o fluxo dos veículos.

O desgaste dos pneus no transporte público de Franca é uma questão recorrente que tem sido alvo de denúncias por parte dos usuários e do Observatório Social do Brasil. O coordenador executivo da entidade ressalta a importância do cumprimento das normas de segurança, especialmente em um período de chuvas, onde as condições das vias podem se tornar ainda mais perigosas. A fiscalização e manutenção adequada dos ônibus são essenciais para garantir a segurança dos passageiros.

Além dos problemas relacionados aos pneus, os usuários do transporte público de Franca também reclamam da frequência irregular dos ônibus, especialmente nos finais de semana, e das condições precárias de algumas linhas. A falta de ônibus em determinados horários e trajetos é uma realidade enfrentada por muitos trabalhadores e estudantes que dependem desse meio de transporte diariamente. Portanto, a necessidade de melhorias e investimentos na qualidade do serviço é evidente para atender às demandas da população.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp