OCB/GO vence o Hackathon GO! Uai Tech com projeto inovador de gestão de resíduos

ocb2Fgo-vence-o-hackathon-go-uai-tech-com-projeto-inovador-de-gestao-de-residuos

Equipe da OCB/GO conquista o primeiro lugar no Hackathon GO! Uai Tech

A equipe da OCB/GO conquistou o primeiro lugar no Hackathon GO! Uai Tech com uma ideia inovadora voltada para a gestão sustentável de resíduos sólidos, beneficiando as cooperativas de reciclagem da capital. Os vencedores Emanuell Lopes, Nair Vieira e Letícia Carvalho se destacaram no evento promovido pela Prefeitura de Goiânia no último final de semana.

Com um projeto focado nas cooperativas de reciclagem, a equipe da OCB/GO mostrou sua capacidade e comprometimento com soluções inovadoras para questões ambientais. Participaram do Hackathon estudantes, desenvolvedores, designers, empreendedores, pesquisadores e entusiastas de tecnologia, unidos em prol da gestão sustentável de resíduos sólidos. A premiação dos vencedores aconteceu no Hub Goiás.

Os vencedores do 1º lugar receberam como prêmio R$ 3 mil, acesso gratuito aos programas de pré-incubação do CEI-UFG e de incubação da PUC Goiás, além de destaque nas redes sociais do evento e parceiros. Os que ficaram em 2º e 3º lugares conquistaram acesso gratuito aos programas de pré-incubação do CEI-UFG e de incubação da PUC Goiás, com divulgação nas redes sociais oficiais do evento.

O projeto vencedor, chamado de coop, envolve a criação de um aplicativo que proporcionará novas rotas de descarte de rejeitos recicláveis e orgânicos de grandes centros para as cooperativas. A proposta visa facilitar o acesso das cooperativas a uma quantidade maior de materiais, além de incentivar a transformação desses materiais em bioinsumos por meio de uma usina de compostagem. O aplicativo também terá um papel importante na educação ambiental, especialmente nas escolas.

Emanuell Lopes, coordenador da OCB/GO, destacou a importância do projeto para as 12 cooperativas da capital, que poderão participar do processo de transformação dos resíduos em bioinsumos. Além disso, ressaltou a necessidade de buscar meios legislativos para que a gestão municipal destine materiais de condomínios e shoppings para as cooperativas de reciclagem, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O Hackathon GO! Uai Tech, organizado pela Secretaria de Inovação e Transformação Digital em parceria com o CEI-UFG, a PUC Goiás e o Hub Goiás, reuniu 60 participantes em busca de soluções sustentáveis para desafios ambientais. O evento visa transformar problemas em oportunidades por meio da tecnologia, criando soluções eficientes para a gestão de resíduos sólidos. O Secretário municipal de Inovação e Transformação Digital, Fábio Christino, enfatizou a importância de utilizar a tecnologia para esse fim, visando um futuro mais sustentável e consciente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp