Serviços gratuitos serão oferecidos neste sábado no Residencial Vivendas, em Petrolina
As atividades serão ofertadas das 8h às 13h, na Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes, localizada na Rua F, e não necessita de agendamento prévio.
Entre os serviços ofertados estão emissão da carteirinha de identificação para pessoas com autismo (CIPTEA Municipal) e do cartão de prioridade para pessoas com fibromialgia — Foto: Deivid Menezes
A Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai ofertar serviços de assistência social gratuitos neste sábado (22) para a comunidade do Residencial Vivendas. As atividades serão ofertadas das 8h às 13h, na Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes, localizada na Rua F, e não necessita de agendamento prévio.
Entre os serviços, a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome disponibilizará Intérprete de Libras para a comunidade Surda; atendimentos do Cadastro Único; emissão da carteirinha de identificação para pessoas com autismo (CIPTEA Municipal) e do cartão de prioridade para pessoas com fibromialgia; orientação sobre Passe Livre municipal, intermunicipal e interestadual, entre outros.
Para atualizar o Cadastro Único é obrigatório apresentar os documentos originais: CPF, RG, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de nascimento ou casamento de todas as pessoas que moram na casa, além do comprovante de residência.
Já para quem deseja emissão da carteirinha de identificação para pessoas autistas e o cartão de prioridade para pessoas com fibromialgia, é preciso apresentar a documentação (original e cópia): RG, CPF, comprovante de residência da cidade de Petrolina (atual), uma foto 3×4 e laudo médico com o CID (no caso de Fibromialgia, o laudo não pode ter mais de 1 ano). Se o autista for menor de idade, são necessários os documentos do responsável também.
Entre os serviços ofertados, a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome fornecerá gratuitamente, através da Secretaria Executiva da Juventude, uma oficina de Elaboração de Currículo, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Voltada para jovens entre 14 e 21 anos, o workshop ensinará como elaborar um currículo, e de que forma fazer o cadastro no banco de dados do CIEE.
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai realizar triagem no Residencial Vivendas — Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrolina
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza nesta sexta-feira (21) a triagem dos animais que serão castrados no Residencial Vivendas, no sábado . Para que os procedimentos cirúrgicos aconteçam, é necessário que os cães e gatos machos, de até cinco anos e que não tenham raça definida, sejam avaliados.
As triagens vão ocorrer das 9h às 11h30, na área comunitária do residencial Vivendas. Para a cirurgia, os cães e gatos machos precisam estar em boas condições de saúde e com os exames em dia, por isso é necessário que eles passem pela triagem. É importante que o dono ou responsável pelo animal leve comprovante de residência durante a avaliação.
Os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses também ressaltam a importância dos cuidados que os tutores devem ter com o pós-cirúrgico. Todas as orientações serão passadas após o atendimento. Os procedimentos cirúrgicos acontecem no sábado (22), durante a realização do Bora Petrolina no residencial Vivendas.
As ações serão realizadas através da 13ª edição do ‘Bora Petrolina’, programa da gestão municipal que disponibiliza diversos serviços gratuitamente para a população.