Press "Enter" to skip to content

Oficial: Romaria de Trindade será retomada com suporte de profissionais de saúde

Após dois anos sem a presença de público, a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, finalmente voltará a ser presencial. O atual cenário epidemiológico com queda de casos de Covid-19 e de mortes e ainda avanço da vacinação entre a população foram fundamentais para o retorno do formato tradicional da festa. A informação foi confirmada em uma coletiva realizada nesta quarta (05).

A estrutura do evento neste ano, entre 24 de junho a 3 de julho, vai contar com uma tenda de saúde para para orientar os fiéis e atender quem precise de suporte. A expectativa é de que o público seja quase o dobro daquele registrado na última edição da festa em 2019, quando alcançou a marca de 3 milhões de pessoas. O retorno deve contar com 5 milhões de peregrinos. 

“Goiás está à disposição e com toda estrutura para auxiliar o evento, seja na segurança pública, retomada ou ações sociais. Vamos focar nas ações de governo para que o cidadão se sinta respeitado e em condição de desfrutar dessa maravilha. Não é só o Estado, mas o Brasil inteiro vem para Trindade”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

Segundo ele, Trindade pode deixar de ter a segunda maior romaria do País para sediar a maior delas. Celebração centenária, a Romaria do Divino Pai Eterno é uma novena intercalada por diversas outras manifestações religiosas católicas, como procissões, missas e confissões. Conta com a participação fiéis chegando a pé, em comitivas a cavalo ou em procissões de carros de boi vindos do interior de Goiás, de diferentes estados brasileiros e até de outros países. De acordo com a Prefeitura da cidade, a economia local deve movimentar até R$ 50 milhões e gerar mais de 5 mil empregos diretos e indiretos.