Press "Enter" to skip to content

Sete goianos estão na lista de criminosos mais procurados pela Interpol

Última atualização 29/06/2023 | 13:52

*Atualizado 29/06/2023 às 13h48

Oito goianos, sendo um de Goiânia, estão entre os brasileiros que aparecem na lista de criminosos mais procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol.

Os nomes foram divulgados pelo “Red Notice” (“Aviso Vermelho” ou “Divisão Vermelha”), ferramenta de cooperação policial internacional que ajuda a localizar pessoas procuradas pela Justiça para fins de extradição.

Atualmente, 96 brasileiros estão na lista da Interpol. Destes, 87 são homens. Alguns dos foragidos brasileiros não possui a especificação do estado em que nasceu. Entre 2014 e 2018, o diretório brasileiro da Interpol coordenou mais de 200 prisões de fugitivos internacionais no país.

O Aviso Vermelho não é um mandado de prisão internacional, mas lista indivíduos procurados por países membros da Interpol ou tribunal internacional. As nações participantes aplicam suas próprias leis ao decidir se devem prender uma pessoa.

Confira os nomes dos procurados:

– Wuandenberg Álvares Farias Silva, vulgo “Vandin” – 30 anos: Natural de Aruanã, é suspeito de envolvimento na morte do advogado Hans Brasiel, naquela cidade, em fevereiro de 2020. As investigações o apontam como o mandante do homicídio.

– Emílio Teixeira Campos – 53 anos: Natural de Anápolis, é procurado por lavagem de dinheiro obtido pelo tráfico de drogas. Emílio chegou a ser preso em 2009, por ser membro de uma quadrilha internacional, chefiada via celular por Leonardo Dias Mendonça, preso no Complexo Prisional de Goiás, que negociava até 4 toneladas de drogas por ano.

– Robson Cipriano Silva – 58 anos: Natural de Uruaçu, é procurado por roubo a mão armada, sequestro e cárcere privado.

– Renivaldo Figueiredo Lima – 52 anos: Natural de Campos Belos, é procurado por Estupro/Crimes sexuais contra menores.

– Rafael Araújo Guimarães – 33 anos: Natural de Goiânia é procurado tentativa de homicídio e lesão corporal grave.

– Sebastião Caixeta de Castro – 67 anos: Natural de Goiás, é procurado por invasão de residência, assalto e estupro.

– Marlon Martins dos Santos – 43 anos: Natural de Ipameri, é procurado por abuso sexual de menores.

(*Editado para corrigir informação do site da Interpol. O município de Araguaçu pertence ao estado do Tocantins)