Oito passos para manter a saúde dos olhos

A visão é um dos sentidos mais utilizados pelo ser humano no dia a dia. Várias doenças nos olhos podem ser evitadas ou se diagnosticadas a tempo, podem ser tratadas. O Dr. José Ernesto que trabalha para uma rede especializada em venda de óculos dá dicas de como manter a saúde dos olhos em dia.

1. CONSULTAS PERIÓDICAS: Ir ao oftalmologista de forma regular é muito importante. Desde o nascimento as consultas devem ser regulares. Na adolescência, por exemplo, é comum os jovens apresentarem sinais de cansaço visual e dor de cabeça – o que pode indicar alterações refrativas, como Astigmatismo, Miopia e Hipermetropia.

2. MAQUIAGEM: sempre utilize marcas regulamentadas pela ANVISAe verifique se o produto foi testado dermatologicamente. Não compartilhe itens como o lápis. E não durma retirar o rímel dos olhos. Caso sinta coceira, olho seco, fotofobia ou qualquer irritação após passar algum produto, interrompa imediatamente o seu uso e procure o oftalmologista.

3. ÓCULOS DE SOL: o uso do óculos de sol é importante pois ele impede que os raios ultravioletas prejudiquem a visão. O mais importante a se observar na compra do óculos é a sua qualidade e autenticidade. Não compre produtos falsificados ou sem garantia.

4. ALIMENTAÇÃO BALANCEADA: Sal, fritura, açúcar e carne vermelha, devem ser evitados. Uma dieta rica em frutas e em vegetais, como cenoura e espinafre, por exemplo, que são ricos em carotenoides, como Luteína e Zeaxantina, ajudam a diminuir a degeneração natural dos olhos e amplia o alcance visual.

5. CIGARRO:
Além de aumentar significativamente o risco de desenvolver alguns tipos de catarata, o tabaco contém substâncias que, quando inaladas, alteram o metabolismo das estruturas dos olhos. Esse processo acelera o envelhecimento e favorece o desenvolvimento de doenças na visão antes do esperado.

6. AUTOMEDICAÇÃO: usar colírios e lubrificantes para aliviar a sensação de ressecamento ou de irritação nos olhos, sem a recomendação médica, pode causar graves problemas. Isso porque, alguns medicamentos podem resultar no aumento da pressão arterial e da pressão ocular, constrição dos vasos na conjuntiva ocular, taquicardia, asma, depressão e até algumas doenças oculares irreversíveis. Entre elas, a cegueira.

7. HORA DO SONO: é fundamental que o ser humano tenha entre seis e oitos horas de sono. Dormir colabora para a lubrificação dos olhos e também é durante o sono que um pigmento da retina, sensível à luz, se regenera.

8. LENTES DE CONTATO: o tempo de uso das lentes de contato deve ser respeitado. O usuário não pode dormir com elas, pois além de atrapalhar a circulação de oxigênio dos olhos, o risco de infecção e deformidade na córnea aumenta. Sempre limpe as lentes com os produtos adequados e não utilize água de torneira.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp