Oito passos para manter a saúde dos olhos

A visão é um dos sentidos mais utilizados pelo ser humano no dia a dia. Várias doenças nos olhos podem ser evitadas ou se diagnosticadas a tempo, podem ser tratadas. O Dr. José Ernesto que trabalha para uma rede especializada em venda de óculos dá dicas de como manter a saúde dos olhos em dia.

1. CONSULTAS PERIÓDICAS: Ir ao oftalmologista de forma regular é muito importante. Desde o nascimento as consultas devem ser regulares. Na adolescência, por exemplo, é comum os jovens apresentarem sinais de cansaço visual e dor de cabeça – o que pode indicar alterações refrativas, como Astigmatismo, Miopia e Hipermetropia.

2. MAQUIAGEM: sempre utilize marcas regulamentadas pela ANVISAe verifique se o produto foi testado dermatologicamente. Não compartilhe itens como o lápis. E não durma retirar o rímel dos olhos. Caso sinta coceira, olho seco, fotofobia ou qualquer irritação após passar algum produto, interrompa imediatamente o seu uso e procure o oftalmologista.

3. ÓCULOS DE SOL: o uso do óculos de sol é importante pois ele impede que os raios ultravioletas prejudiquem a visão. O mais importante a se observar na compra do óculos é a sua qualidade e autenticidade. Não compre produtos falsificados ou sem garantia.

4. ALIMENTAÇÃO BALANCEADA: Sal, fritura, açúcar e carne vermelha, devem ser evitados. Uma dieta rica em frutas e em vegetais, como cenoura e espinafre, por exemplo, que são ricos em carotenoides, como Luteína e Zeaxantina, ajudam a diminuir a degeneração natural dos olhos e amplia o alcance visual.

5. CIGARRO:
Além de aumentar significativamente o risco de desenvolver alguns tipos de catarata, o tabaco contém substâncias que, quando inaladas, alteram o metabolismo das estruturas dos olhos. Esse processo acelera o envelhecimento e favorece o desenvolvimento de doenças na visão antes do esperado.

6. AUTOMEDICAÇÃO: usar colírios e lubrificantes para aliviar a sensação de ressecamento ou de irritação nos olhos, sem a recomendação médica, pode causar graves problemas. Isso porque, alguns medicamentos podem resultar no aumento da pressão arterial e da pressão ocular, constrição dos vasos na conjuntiva ocular, taquicardia, asma, depressão e até algumas doenças oculares irreversíveis. Entre elas, a cegueira.

7. HORA DO SONO: é fundamental que o ser humano tenha entre seis e oitos horas de sono. Dormir colabora para a lubrificação dos olhos e também é durante o sono que um pigmento da retina, sensível à luz, se regenera.

8. LENTES DE CONTATO: o tempo de uso das lentes de contato deve ser respeitado. O usuário não pode dormir com elas, pois além de atrapalhar a circulação de oxigênio dos olhos, o risco de infecção e deformidade na córnea aumenta. Sempre limpe as lentes com os produtos adequados e não utilize água de torneira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos