Press "Enter" to skip to content

Oito passos para manter a saúde dos olhos

A visão é um dos sentidos mais utilizados pelo ser humano no dia a dia. Várias doenças nos olhos podem ser evitadas ou se diagnosticadas a tempo, podem ser tratadas. O Dr. José Ernesto que trabalha para uma rede especializada em venda de óculos dá dicas de como manter a saúde dos olhos em dia.

1. CONSULTAS PERIÓDICAS: Ir ao oftalmologista de forma regular é muito importante. Desde o nascimento as consultas devem ser regulares. Na adolescência, por exemplo, é comum os jovens apresentarem sinais de cansaço visual e dor de cabeça – o que pode indicar alterações refrativas, como Astigmatismo, Miopia e Hipermetropia.

2. MAQUIAGEM: sempre utilize marcas regulamentadas pela ANVISAe verifique se o produto foi testado dermatologicamente. Não compartilhe itens como o lápis. E não durma retirar o rímel dos olhos. Caso sinta coceira, olho seco, fotofobia ou qualquer irritação após passar algum produto, interrompa imediatamente o seu uso e procure o oftalmologista.

3. ÓCULOS DE SOL: o uso do óculos de sol é importante pois ele impede que os raios ultravioletas prejudiquem a visão. O mais importante a se observar na compra do óculos é a sua qualidade e autenticidade. Não compre produtos falsificados ou sem garantia.

4. ALIMENTAÇÃO BALANCEADA: Sal, fritura, açúcar e carne vermelha, devem ser evitados. Uma dieta rica em frutas e em vegetais, como cenoura e espinafre, por exemplo, que são ricos em carotenoides, como Luteína e Zeaxantina, ajudam a diminuir a degeneração natural dos olhos e amplia o alcance visual.

5. CIGARRO:
Além de aumentar significativamente o risco de desenvolver alguns tipos de catarata, o tabaco contém substâncias que, quando inaladas, alteram o metabolismo das estruturas dos olhos. Esse processo acelera o envelhecimento e favorece o desenvolvimento de doenças na visão antes do esperado.

6. AUTOMEDICAÇÃO: usar colírios e lubrificantes para aliviar a sensação de ressecamento ou de irritação nos olhos, sem a recomendação médica, pode causar graves problemas. Isso porque, alguns medicamentos podem resultar no aumento da pressão arterial e da pressão ocular, constrição dos vasos na conjuntiva ocular, taquicardia, asma, depressão e até algumas doenças oculares irreversíveis. Entre elas, a cegueira.

7. HORA DO SONO: é fundamental que o ser humano tenha entre seis e oitos horas de sono. Dormir colabora para a lubrificação dos olhos e também é durante o sono que um pigmento da retina, sensível à luz, se regenera.

8. LENTES DE CONTATO: o tempo de uso das lentes de contato deve ser respeitado. O usuário não pode dormir com elas, pois além de atrapalhar a circulação de oxigênio dos olhos, o risco de infecção e deformidade na córnea aumenta. Sempre limpe as lentes com os produtos adequados e não utilize água de torneira.