Oito pessoas são presas por pesca predatória, fraude e lavagem de dinheiro

Nesta terça-feira, 19, oito pessoas foram presas preventivamente e mais quatro, em flagrante por suspeita de pesca predatória, fraude fiscal e lavagem de dinheiro. A Polícia cumpriu mais de 20 ordens judiciais, entre mandados de buscas e prisões preventivas cumpridas em três estados além de Goiás: Mato Grosso, Rondônia e Acre.

As prisões ocorreram no âmbito da Operação “Fishing Company” cujas investigações começaram no final do ano passado, para fiscalizar as peixarias e conveniências do município de Aragarças, na região sudoeste de Goiás.

A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) descobriu que empreendimentos dos integrantes do grupo criminoso comercializavam pescado de origem predatória, com peixes capturados com redes de malha de tamanho proibido e espécies proibidas. Além disso, a emissão das notas fiscais era feita por empresas localizadas em Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

Em Rondônia e Acre, as autoridades de lá constataram que as empresas que emitiam as notas fiscais não existiam de fato, apenas no papel, configurando a fraude fiscal, pois as notas forjavam a origem lícita dos produtos comercializados.

A Polícia Civil descobriu ainda que o grupo fazia transações financeiras de alto valor entre si, alguns superiores a R$ 2 milhões. Após a prisão, o suspeitos vão responder por associação criminosa por praticar os crimes de pesca predatória, fraude fiscal, duplicata simulada e lavagem de dinheiro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos