Oito pontos perdidos: como erros custaram título ao Flamengo no Brasileirão

Veja oito pontos perdidos que custaram caro e tiraram chances de título brasileiro do Flamengo

O DE Flamengo analisa que planejamento da diretoria foi equivocado novamente. No dia 17 de abril, o Flamengo venceu o São Paulo por 2 a 1 no Maracanã e voltava a ser líder do Campeonato Brasileiro depois de um longo jejum de três anos ou 115 rodadas. O Rubro-Negro se manteve no topo da Série A, inclusive, em meio à Copa América, quando foi o clube com maior número de desfalques de jogadores convocados para a competição de seleções. Fato que deu muita confiança internamente no Ninho do Urubu para buscar um título que não acontecia desde 2020.

O Flamengo caiu drasticamente de produção no segundo turno e chega para as últimas três rodadas sem chances matemáticas de ser campeão, já que está 10 pontos atrás do líder Botafogo, restando apenas nove em disputa. O DE analisa abaixo oito pontos perdidos pelo Rubro-Negro, tanto com Tite quanto com Filipe Luís, que tiraram o time da briga pelo eneacampeonato nacional.

Após eliminar o Palmeiras na Copa do Brasil, o Flamengo de Tite voltou a enfrentar o adversário no Maracanã. Em um duelo bastante disputado, o Rubro-Negro abriu o placar em um gol chorado de Arrascaeta e segurou a vitória até os 41 minutos do segundo tempo. Esse também foi o jogo das graves lesões que tiraram Everton Cebolinha e Viña do restante da temporada.

Ainda comandado por Tite, o Flamengo novamente amassou o Vasco no Maracanã. Só que desta vez as bolas não entraram como na goleada de 6 a 1 no primeiro turno. O Rubro-Negro martelou até abrir o placar com Gerson no segundo tempo. Mas de novo aos 41, foi castigado e levou o empate em um contra-ataque. Também foi o jogo da grave lesão de Luiz Araújo, que não voltou a jogar até hoje.

Já sob o comando de Filipe Luís, o Flamengo visitou o Internacional em partida atrasada da 17ª rodada, e foi um jogão no Beira-Rio, com muitas chances para os dois lados. O Rubro-Negro saiu na frente em uma ótima cobrança de pênalti de Alcaraz no fim do primeiro tempo, teve a chance de matar o jogo na etapa final, mas foi castigado sofrendo o empate aos 43 minutos.

Três dias depois de ser campeão da Copa do Brasil em cima do Atlético-MG, o Flamengo de Filipe Luís reencontrou o adversário e voltou a amassar o Galo no Maracanã. Só que desta vez o Rubro-Negro parou numa atuação de gala do goleiro Everson e não conseguiu fazer gol. Mas este jogo entra para a conta porque o time teve uma chance de ouro desperdiçada num pênalti mal cobrado por David Luiz, mesmo com o “especialista” Alcaraz em campo.

Com esses oito pontos, o Flamengo estaria hoje com 71, só dois atrás do Botafogo e muito vivo na disputa. Porém, a dura realidade é que o Rubro-Negro chegou ao quarto ano seguido sem brigar pelo título nas últimas rodadas. Jejum que Filipe Luís pretende acabar em 2025. Enquanto eu estiver aqui, o Brasileiro sempre vai ser prioridade absoluta. Eu levo o Brasileiro como o campeonato mais difícil que existe, é o campeonato onde está a regularidade, onde passa por inúmeros momentos, Data Fifa, viagens… É o campeonato mais difícil de conquistar e é um dos que eu tive mais prazer de conquistar como jogador. Me incluo, sim, nessa culpa de não poder disputar. Mas acredito que jogos assim, contra Fortaleza, Palmeiras, Botafogo, Internacional, são jogos em que é possível perder pontos, principalmente fora de casa. Jogos contra times de rebaixamento, em casa, esses jogos são os que te dão o título no final do ano. É aí que tem que ter a regularidade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Atlético-MG: mudanças no elenco com novos reforços e saída de jogadores em 2022”

O Atlético-MG, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, está passando por mudanças em seu elenco. Com a chegada de dois novos contratados e a saída de cinco jogadores, a equipe mineira se prepara para mais movimentações no mercado da bola. Segundo informações do site oficial do clube, atualmente, o elenco conta com 29 atletas. É possível que haja novas contratações e, consequentemente, novas baixas nos próximos meses.

Entre os novos reforços, destacam-se Gabriel Menino e Patrick, ambos ex-Palmeiras. Eles agora detêm os contratos mais longos do Atlético, válidos até o final de 2028, podendo ser estendidos. Além deles, os zagueiros Lyanco e Bruno Fuchs também possuem vínculos até o término de 2028. Fuchs, que estava emprestado, foi adquirido do CSKA, da Rússia, em dezembro passado.

Por outro lado, o clube tem oito jogadores cujos contratos expiram no final deste ano. Caso não sejam renovados, esses atletas ficam livres para assinar pré-contratos com outras equipes a partir de julho. Nomes como Saravia, Igor Rabello, Battaglia, e Gabriel Átila estão nessa situação. Por outro lado, Everson e Robert renovaram seus compromissos, estendendo seus vínculos até o final de 2027.

Jogadores considerados essenciais no esquema tático do Atlético-MG possuem contratos mais longos, como o lateral Guilherme Arana, o meia Gustavo Scarpa e o atacante Hulk. Enquanto Arana e Scarpa estão vinculados até o fim de 2027, Hulk tem contrato até 2026. Além disso, o técnico Cuca assinou por duas temporadas, mostrando sua confiança no projeto do clube.

Recentemente, o Atlético se despediu de Paulinho, que foi vendido ao Palmeiras por uma quantia expressiva. A saída do atacante, somada à chegada de novos jogadores, faz parte do processo de reformulação do elenco visando alcançar os objetivos estabelecidos pelo clube. Com contratos bem estruturados e a renovação de peças-chave, o Galo busca se consolidar como uma potência no cenário nacional e internacional.

Em meio a tantas movimentações e novidades, é importante que os torcedores estejam sempre atualizados sobre a situação contratual de cada jogador do Atlético-MG. A transparência e a organização do clube nesse aspecto são fundamentais para o planejamento a médio e longo prazo. Portanto, fique ligado nas próximas notícias e novidades sobre o elenco do Galo, que promete brilhar nas competições em que estiver envolvido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp