Olhos voltados para o céu: fenômeno da superlua começa nesta quinta, 11

superlua Gunstar Team

Nesta semana, a superlua voltará a surgir. Na próxima quinta-feira, 11, aproximadamente às 18h01, o fenômeno poderá ser observado nos céus. Na sexta, 12, ele deve aparecer quase uma hora depois, por volta de 18h45. No Morro do Além, haverá inclusive um evento cultural aberto ao grande público para observar o acontecimento.

Uma nova superlua

O astrônomo cultural Clayton Gubio dos Santos, do Instituto Gunstar Team, de Goiânia, explica que a superlua faz parte de um fenômeno natural. O período do ano em que a lua está mais próxima da Terra tem o nome de “perigeu”. No entanto, na superlua, essa proximidade se acentua.

“Todo ano acontece da lua ter uma fase mais próxima da Terra, por conta da sua órbita elíptica, que não é um círculo perfeito, mas sim um achatado. O que acontece é que algumas superluas se encontram ainda mais próximas que as outras. Acontece mais raramente. Não diria todos os anos, mas geralmente todo ano tem uma superlua”, explica.

Durante toda a semana, a lua estará cheia de forma natural, por conta desta parte do mês. De acordo com Clayton, a lua cheia vai estar na sua fase acima de 90% no dia 11 no dia 12. Por isso, esses dois dias serão os melhores para se observar.

Segundo o astrônomo cultural, a superlua de agosto deve aparecer entre o fim da tarde e o início da noite, analisando a carta celeste. Não é um horário exato, mas é sempre próximo à estimativa.

A última vez em que a superlua ocorreu foi no dia 13 de julho. Para prestigiar o retorno desse fenômeno, o Instituto Gunstar Team estará nesta quinta-feira, às 18h, no Morro do Além, em Goiânia, com apresentações culturais abertas ao grande público.

Depois disso, o próximo grande evento astronômico deve ser apenas no fim do ano, com uma nova chuva de meteoros e um eclipse parcial da lua.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

CCJ do Senado aprova custeio de habilitação para pessoa de baixa renda

Avançou, no Senado, o Projeto de Lei (PL) 3.965/2021, que, quando sancionado, possibilitará o uso de valores arrecadados por meio de multas de trânsito para custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

A proposta foi aprovada nesta quarta-feira, 18, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário. Como a matéria sofreu alterações durante a tramitação no Senado, retornará à casa de origem (Câmara dos Deputados) após sua aprovação.

Entre as mudanças está a exigência de exame toxicológico para a renovação da habilitação de todas categorias de motoristas profissionais – inclusive aqueles que trabalham em empresas de transporte individual.

Peculato qualificado

Outra matéria aprovada pela CCJ é a que prevê aumento de pena para os crimes de peculato qualificado, quando há desvio de recursos nas áreas de saúde, educação ou seguridade.

Atualmente, a pena é de dois a 12 anos de prisão. O PL 1.038/24 prevê reclusão de quatro a 16 anos, além de aplicação de multa.

A mesma pena será aplicada nas situações de crime de responsabilidade, se praticado por prefeitos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp