Press "Enter" to skip to content

Olhos voltados para o céu: fenômeno da superlua começa nesta quinta, 11

Última atualização 09/08/2022 | 13:18

Nesta semana, a superlua voltará a surgir. Na próxima quinta-feira, 11, aproximadamente às 18h01, o fenômeno poderá ser observado nos céus. Na sexta, 12, ele deve aparecer quase uma hora depois, por volta de 18h45. No Morro do Além, haverá inclusive um evento cultural aberto ao grande público para observar o acontecimento.

Uma nova superlua

O astrônomo cultural Clayton Gubio dos Santos, do Instituto Gunstar Team, de Goiânia, explica que a superlua faz parte de um fenômeno natural. O período do ano em que a lua está mais próxima da Terra tem o nome de “perigeu”. No entanto, na superlua, essa proximidade se acentua.

“Todo ano acontece da lua ter uma fase mais próxima da Terra, por conta da sua órbita elíptica, que não é um círculo perfeito, mas sim um achatado. O que acontece é que algumas superluas se encontram ainda mais próximas que as outras. Acontece mais raramente. Não diria todos os anos, mas geralmente todo ano tem uma superlua”, explica.

Durante toda a semana, a lua estará cheia de forma natural, por conta desta parte do mês. De acordo com Clayton, a lua cheia vai estar na sua fase acima de 90% no dia 11 no dia 12. Por isso, esses dois dias serão os melhores para se observar.

Segundo o astrônomo cultural, a superlua de agosto deve aparecer entre o fim da tarde e o início da noite, analisando a carta celeste. Não é um horário exato, mas é sempre próximo à estimativa.

A última vez em que a superlua ocorreu foi no dia 13 de julho. Para prestigiar o retorno desse fenômeno, o Instituto Gunstar Team estará nesta quinta-feira, às 18h, no Morro do Além, em Goiânia, com apresentações culturais abertas ao grande público.

Depois disso, o próximo grande evento astronômico deve ser apenas no fim do ano, com uma nova chuva de meteoros e um eclipse parcial da lua.