Olimpíadas: Brasil perde nos pênaltis e é eliminado do futebol feminino

Perto de conseguir a tão sonhada medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, a seleção brasileira de futebol foi eliminada após perder para o Canadá nos pênaltis, na manhã desta sexta-feira (30).

Após empate de 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, a decisão acabou indo aos pênaltis. A seleção brasileira começou bem, com a goleira Bárbara defendendo a primeira cobrança da canadense Sinclair. No entanto, as duas últimas cobranças brasileiras foram desperdiçadas e o Brasil encerrou sua participação no futebol feminino em Tóquio.

O Jogo

O jogo começou com Brasil no controle das jogadas ofensivas. A primeira boa finalização da partida aconteceu aos 14 minutos, quando Marta tocou para Tamires na entrada da área, e a lateral brasileira chutou para cima do gol.

Depois da finalização brasileira, o jogo seguiu equilibrado. Aos 24 minutos, Fleming recebeu uma bola na entrada da grande área, chutou rasteiro e a bola saiu à direita da goleira Bárbara. O time canadense se arriscava em jogadas aéreas.

Cánada chegou a mostrar um certo perigo aos 28, com a atacante Beckie que lançou nas costas da zaga brasileira, entrou na área e chutou novamente à direita da goleira brasileira. Dois minutos depois, as canadenses mandaram a bola para a área e Rafaelle interceptou antes que a atacante do Canadá cabeceasse livre.

Depois disso, a seleção brasileira voltou a ter o controle do jogo, sobretudo marcando a saída da defesa adversária.

Segundo tempo

O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro: equilibrado. Brasil tentou ter mais controle da bola no campo ofensivo, sem sucesso. A canadense Gilles aproveitou o cruzamento na área para mandar a bola no travessão da goleira Bárbara.

O Brasil ameaçou as canadenses de novo aos 25 minutos, quando Debinha arriscou de fora de área, obrigado a goleira Labbé a fazer uma boa defesa.

Nos minutos finais, o Cánada tentou pressionar. Em um longo lançamento do campo defensivo, aos 40 minutos, Rose recebeu e entrou livre na área, mas Érika recuperou a tempo e deu um carrinho preciso para mandar a bola à linha de fundo. Mesmo com as duas seleções marcando território e tentando lances ofensivos, o jogo acabou terminando 0 a 0.

Pênaltis

A primeira cobrança na decisão dos pênaltis foi da craque canadense Sinclair. Ela mandou no canto direito da goleira Bárbara, que defendeu. Marta foi a primeira a bater pelo time brasileiro, e marcou.

Na quarta cobrança brasileira, Labbé defendeu a batida de Andressa Alves, deixando o placar igual. A última cobrança canadense também foi convertida, enquanto Rafaelle também parou na goleira do Canadá. Vitória canadense nos pênaltis por 4 a 3.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos