Olimpíadas: com set interminável, Brasil vence a França e vai ás quartas

Com jogo acirrado e um set com duração de 51 minutos, a seleção de vôlei masculino do Brasil fez um jogaço na Arena Ariake na madrugada deste domingo (1º). Mais um passo próximo ao ouro das Olimpíadas de Tóquio, a seleção masculina venceu a França por 3 sets a 2, com parciais de 25/22, 37/39, 25/17, 21/25 e 20/18.

Jogando para sobreviver, a França começou mostrando grande poder de reação e resistência, levando a partida até o set decisivo após atuações ruins nas parciais que o Brasil venceu.

O jogo

Brasil começou o primeiro set liderando o placar, de onde não saiu em nenhum momento. Com a França colocando muita força durante o saque, o time brasileiro estava ganhando pontos de graça e mantendo uma pequena vantagem na pontuação.

Com Wallace no ataque e Lucão no bloqueio, o Brasil ia bem na virada de bola e controlou a parcial, conseguindo abrir uma distância na reta final.

Set ”infinito”

Depois de perder o primeiro set, a França voltou mais ligada ao segundo. Errando menos e sendo mais eficiente no ataque, o sistema de defesa do time melhorou e o Brasil não conseguia virar com facilidade.

Quando o time europeu abriu uma distância no placar e a um ponto de ganhar o segundo set, os brasileiros responderam deixando o placar igual. Os pontos foram se alternando e set poinst foram desperdiçados, levando a parcial à uma duração de 51 minutos.

O jogo tão acirrado deixou os reservas e os técnicos nervosos. A parcial foi equilibrada quando o time europeu fechou o segundo set com 39/37, ganhando até mesmo invasão dos reservas franceses para comemorar.

Terceiro set

Na terceira parcial, o Brasil voltou a dominar o ataque e a partida vendo os jogadores franceses errarem mais e não conseguirem uma boa defesa. Ficou difícil para os europeus segurarem a boa fase ofensiva brasileira, que garantiu uma parcial de forma tranquila.

Com a fraqueza do time francês, o Brasil conquistou o terceiro set por 25/17.

Já no quarto, o Brasil começou melhor, funcionando o bloqueio e parando os atacantes europeus nos pontos iniciais. Mas a França conseguiu voltar ao jogo e crescer na disputa, abrindo uma vantagem importante no placar. Sem sofrer sustos, os europeus conquistaram mais um set por 25/21.

Tie-Break

No set decisivo, o Brasil dominou a pontuação, com bloqueios fazendo a diferença. Ao abrir vantagem, a seleção minimizou os erros e virou bolas importantes.

Pontos finais para lá e cá, França perdendo match points e o Brasil sobrevivendo com Lucarelli inspirado. O set foi fechado com o Brasil precisando de dois contra-ataques para, enfim, Leal conquistar o jogo.

A seleção brasileira espera agora o fim da fase de grupos para descobrir seu adversário nas quartas de finais para saber se enfrenta Itália, Irã ou Japão. No vôlei, um torneio entre o segundo e terceiros colocados será feito meia hora depois do último jogo da fase de grupos para definir os confrontos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos