Com jogo acirrado e um set com duração de 51 minutos, a seleção de vôlei masculino do Brasil fez um jogaço na Arena Ariake na madrugada deste domingo (1º). Mais um passo próximo ao ouro das Olimpíadas de Tóquio, a seleção masculina venceu a França por 3 sets a 2, com parciais de 25/22, 37/39, 25/17, 21/25 e 20/18.
Jogando para sobreviver, a França começou mostrando grande poder de reação e resistência, levando a partida até o set decisivo após atuações ruins nas parciais que o Brasil venceu.
O jogo
Brasil começou o primeiro set liderando o placar, de onde não saiu em nenhum momento. Com a França colocando muita força durante o saque, o time brasileiro estava ganhando pontos de graça e mantendo uma pequena vantagem na pontuação.
Com Wallace no ataque e Lucão no bloqueio, o Brasil ia bem na virada de bola e controlou a parcial, conseguindo abrir uma distância na reta final.
Set ”infinito”
Depois de perder o primeiro set, a França voltou mais ligada ao segundo. Errando menos e sendo mais eficiente no ataque, o sistema de defesa do time melhorou e o Brasil não conseguia virar com facilidade.
Quando o time europeu abriu uma distância no placar e a um ponto de ganhar o segundo set, os brasileiros responderam deixando o placar igual. Os pontos foram se alternando e set poinst foram desperdiçados, levando a parcial à uma duração de 51 minutos.
O jogo tão acirrado deixou os reservas e os técnicos nervosos. A parcial foi equilibrada quando o time europeu fechou o segundo set com 39/37, ganhando até mesmo invasão dos reservas franceses para comemorar.
Terceiro set
Na terceira parcial, o Brasil voltou a dominar o ataque e a partida vendo os jogadores franceses errarem mais e não conseguirem uma boa defesa. Ficou difícil para os europeus segurarem a boa fase ofensiva brasileira, que garantiu uma parcial de forma tranquila.
Com a fraqueza do time francês, o Brasil conquistou o terceiro set por 25/17.
Já no quarto, o Brasil começou melhor, funcionando o bloqueio e parando os atacantes europeus nos pontos iniciais. Mas a França conseguiu voltar ao jogo e crescer na disputa, abrindo uma vantagem importante no placar. Sem sofrer sustos, os europeus conquistaram mais um set por 25/21.
Tie-Break
No set decisivo, o Brasil dominou a pontuação, com bloqueios fazendo a diferença. Ao abrir vantagem, a seleção minimizou os erros e virou bolas importantes.
Pontos finais para lá e cá, França perdendo match points e o Brasil sobrevivendo com Lucarelli inspirado. O set foi fechado com o Brasil precisando de dois contra-ataques para, enfim, Leal conquistar o jogo.
A seleção brasileira espera agora o fim da fase de grupos para descobrir seu adversário nas quartas de finais para saber se enfrenta Itália, Irã ou Japão. No vôlei, um torneio entre o segundo e terceiros colocados será feito meia hora depois do último jogo da fase de grupos para definir os confrontos.