Vinte anos após a realização dos Jogos de Inverno em Turim, em 2006, as instalações que custaram mais de R$ 36 bilhões apresentam um cenário de abandono nos Alpes italianos. A pista de bobsled e a rampa de salto de esqui no Centro Olímpico de Cesana Pariol estão completamente negligenciadas, apesar de terem sido utilizadas para treinamentos e competições após os Jogos. No entanto, ambas encerraram suas atividades em 2012, ficando cobertas por plantas e grafites.
Em contrapartida, as Olimpíadas de Inverno de 2026, sediadas em Milão e Cortina D’Ampezzo, têm um plano diferente para evitar o abandono das instalações. Cerca de 85% das estruturas utilizadas neste ano serão temporárias ou já existiam anteriormente. A Vila Olímpica, por exemplo, será transformada em acomodações estudantis, deixando um legado permanente dos Jogos para a região.
A decisão de não repetir o abandono das instalações esportivas é uma estratégia adotada pela Itália para as Olimpíadas de Inverno de 2026. Com um investimento de R$ 36,3 bilhões no passado, as imagens das estruturas deterioradas em Turim servem como alerta para a importância de um planejamento adequado para o uso futuro das instalações esportivas.
Ao analisar as fotos da pista de bobsled e da rampa de salto de esqui abandonadas, é possível perceber a transformação que o tempo causou nesses locais. Enquanto as instalações de Turim de 2006 enfrentam um cenário de decadência, as Olimpíadas de Inverno de 2026 buscam deixar um legado positivo e duradouro para a região de Milão e Cortina D’Ampezzo, evitando o desperdício de recursos e o abandono de espaços importantes para o esporte.
A revitalização das instalações esportivas é fundamental para manter viva a memória dos grandes eventos esportivos e promover o uso sustentável de espaços destinados ao esporte de alto rendimento. Com um planejamento adequado e investimentos estratégicos, é possível evitar o abandono de estruturas esportivas após a realização de competições internacionais, garantindo que esses espaços continuem sendo utilizados e desfrutados pela comunidade local.




